Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Terapia Ocupacional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Terapia Ocupacional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Inclusão Escolar de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais numa Unidade Pública Municipal e a Inserção do Terapeuta Ocupacional

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Graduação (518.6Kb)
Data
2021-09-24
Autor
Silveira, Carline Gomes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Introdução: A inclusão é um processo que tem se dado de forma lenta rumo ao que se espera alcançar, porém ainda não está finalizado, ele contínua arrastando-se para o alcance pleno dos direitos das pessoas com deficiências, como o direito à educação de qualidade. O Terapeuta Ocupacional no Contexto Escolar visa, dentre suas funções, avaliar e intervir no desempenho ocupacional do estudante a fim de promover a plena participação nas atividades escolares com autonomia e independência. Objetivo: Refletir sobre a inclusão escolar de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais numa unidade pública municipal, apontando importância da inserção do terapeuta ocupacional neste contexto. Método: Estudo exploratório, qualitativo, por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta um questionário semiestruturado, aplicado com professores do 1o ao 9o ano do ensino fundamental que possuam alunos com deficiência. Resultados: O campo de pesquisa possibilitou entender como ocorre o processo de inclusão escolar, por meio da análise dos dados subjetivos dos professores acerca de suas perspectivas à inclusão escolar, as capacitações necessárias para atuação inclusiva e seu conhecimento em relação à Terapia Ocupacional no contexto da escola. Conclusão: Observou-se que o processo ainda está muito aquém do necessário para que ocorra a inclusão escolar efetiva, devendo levar em consideração as possibilidades de acesso, seja acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, ou a acessibilidade atitudinal, bem como à formação continuada dos professores, a disponibilização de profissionais especializados, como Terapeutas Ocupacionais e a responsabilidade de cada qual para que a inclusão aconteça.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28759
Coleções
  • TCC Terapia Ocupacional [98]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.