dc.contributor.advisor | Santos, João Casquinha Malaia dos | |
dc.creator | Santo, Vitor Vinicius Dias do Espírito | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T16:15:47Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T16:15:47Z | |
dc.date.issued | 2023-02-08 | |
dc.date.submitted | 2023-02-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28810 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Licenciatura, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The respective work is premised on demonstrating how the songs present on the rap
album “Nada como um dia, após o outro dia”, by Racionais MC’S from 2002 can be
understood as oral-traditions. It is worth mentioning that these oral traditions are
important, as they allow us to understand different elements of the history of the
Afro-Brazilian population, in the post-abolition period. For the elaboration of this
research, I will think and work with music as a historical source, more specifically, I
seek to understand how the words sung on the rap record by the Racionais Mc's
group can be understood as important elements of a history of black people in the
post-war period. abolition, providing new analyzes on resistance and survival
strategies created by the Afro-Brazilian population, through the cultural field,
analyzing the “black family” and the “structural precariousness of freedom”, these two
historical categories that repeat throughout the rap album. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pós-abolição | por |
dc.subject | Tradição-oral | por |
dc.subject | Cultura Negra | por |
dc.subject | Racionais Mc’s | por |
dc.subject | Rap Nacional | por |
dc.subject | Post-abolition | eng |
dc.subject | Tradition-oral | eng |
dc.subject | Black Culture | eng |
dc.subject | Racionais MC's | eng |
dc.subject | National Rap | eng |
dc.title | “Nada como um dia, após o outro dia”: a tradição oral presente no Disco de RAP de 2002 dos Racionais MC‘S | por |
dc.title.alternative | “Nothing like ony day, after another day”: the oral tradition present in the 2002 RAP Album by Racionais MC‘S | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | História Licenciatura | por |
dc.description.resumo | O respectivo trabalho, tem como premissa demonstrar como as músicas presentes
no disco de rap “Nada como um dia, após o outro dia”, dos Racionais MC’S de 2002
podem ser compreendidas como tradições-orais. Vale ressaltar que essas
tradições-orais são importantes, pois nos possibilitam entendermos diversos
elementos da história da população afro-brasileira, no período do pós-abolição. Para
a elaboração desta pesquisa, vou pensar e trabalhar a música como uma fonte
histórica, mais especificamente, busco compreender como as palavras cantadas no
disco de rap do grupo dos Racionais Mc’s, podem ser compreendidas como
importantes elementos de uma história do povo negro no pós-abolição, fornecendo
novas análises sobre resistências e estratégias de sobrevivência criada pela
população afro-brasileira, através do campo cultural, analisando a “família negra” e a
“precariedade estrutural da liberdade” essas duas categorias históricas que repetem
durante todo o disco de rap. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |