dc.contributor.advisor | Peruzzolo, Dani Laura | |
dc.creator | Melo, Thais Cristina Santos | |
dc.creator | Rosa, Rosana Strauss da | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T16:16:05Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T16:16:05Z | |
dc.date.issued | 2021-09-10 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28812 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Grupo Psicoeducativo | por |
dc.subject | Mães sociais | por |
dc.subject | Cuidador | por |
dc.subject | Instituição de Acolhimento Infantil | por |
dc.subject | Formação Acadêmica | por |
dc.title | Percepções e desafios na implantação de grupo psicoeducativo: uma experiência com um serviço de acolhimento infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Terapia Ocupacional | por |
dc.description.resumo | O papel das mães sociais dentro do serviço de acolhimento infantil é crucial para o
desenvolvimento dos bebês/crianças que estão inseridas neste contexto. Dessa forma os grupos
psicoeducativos podem ser um dos caminhos para a manutenção da qualidade deste tipo de
assistência e pensando em todo o trabalho realizado por estas mulheres, as quais dedicam o seu
tempo a cuidar do outro, ofereceu-se um espaço de abordagem dos temas sobre
desenvolvimento infantil e do cuidado com o cuidador para um grupo de mães sociais de uma
instituição de acolhimento infantil. Este trabalho é de caráter qualitativo, do tipo relato de
experiência, e tem como objetivo descrever o processo de implantação de um grupo
psicoeducativo e suas dificuldades decorrentes do uso de Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) e produzir uma reflexão acerca do processo vivido pelas alunas. Construir
e executar ações durante a graduação, coloca o acadêmico como protagonista de seu processo
formativo e oferece espaços para experimentar seus recursos pessoais e habilidades enquanto
futuros profissionais. Durante a pesquisa verificou-se que a utilização de TICs para a realização
das ações influenciaram no desenvolvimento e na qualidade da intervenção. O protagonismo
experienciado pelas alunas pesquisadoras proporcionou o aprendizado acerca do manejo de
situações imprevisíveis e, sobretudo, identificar os desafios e demandas que atravessam o
cotidiano das mães sociais da instituição pesquisada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |