Um olhar para a promoção de saúde mental através das oficinas oferecidas pelo SAtIE/PRAE- UFSM
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta o diálogo entre a assistência estudantil e a promoção de
saúde mental dentro da Universidade Federal de Santa Maria, através das oficinas oferecidas
pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e seu Setor de Atenção Integral ao Estudante
(SAtIE). Sabe-se que o número de adoecimentos e sofrimentos psíquicos no meio universitário
tem aumentado significativamente, sendo assim, considera-se como uma problemática, pois
além de aumentar os índices de evasão que, por sua vez, são apenas reflexos dos sofrimentos,
podem gerar uma cotidianidade sem sentido e produção de saúde aos discentes, pois apesar de
alguns continuarem estudando não encontrarão recursos para uma boa qualidade de vida social
e acadêmica. Esta pesquisa teve como objetivos: apresentar as percepções dos discentes acerca
da Assistência Estudantil, bem como, as atividades oferecidas pelas oficinas do SAtIE, a fim
de compreender o papel destes dispositivos dentro da UFSM; compreender a atuação das
oficinas no cotidiano dos alunos que participam das mesmas, a fim de perceber para que estes
dispositivos estão sendo disponibilizados através da universidade. Trata-se de uma pesquisa de
estudo exploratório e descritivo, que se realizou através da aplicação de dois questionários
online com perguntas dissertativas, pela plataforma Google Forms. De abordagem qualitativa,
com enfoque no materialismo histórico, ancorada na Política Nacional de Promoção de Saúde
e do Programa Nacional de Assistência Estudantil, os principais recursos para a compreensão
da pesquisa se apresentaram no estudo da revisão bibliográfica, bem como a análise das
respostas dos questionários à luz da hermenêutica dialética da Minayo, que possibilitou a
construção dos eixos temáticos: I- Atravessamentos de um novo cenário; II- Perfil dos
discentes; III- Suporte social na cotidianidade dos discentes; IV- Promoção de saúde mental no
contexto da Assistência Estudantil; V- A construção de espaços que visam a promoção de saúde
mental. As respostas dos discentes revelam a constatação que os encontros nos grupos,
possibilitam transformações pessoais a partir de resgates e encontros subjetivos, pois os
mesmos demonstram em suas respostas que se sentem mais dispostos, engajados e realizados
em sua cotidianidade, tanto para as questões de cunho acadêmico, como pessoal, visto que,
atenuam o estresse e ansiedade tão presentes no cenário acadêmico. Conclui-se, portanto, que
as oficinas oferecidas pelo SAtIE corroboram com o PNAES, se constituindo como uma
estratégia potente, através do incentivo à implementação e consolidação de práticas para o
cumprimento da integralidade da Assistência Estudantil, proporcionando a possibilidade de
atender ao conjunto das necessidades de cunho pessoal e acadêmico dos discentes, trabalhando
com o conceito ampliado de assistência, levando em conta a cultura, a subjetividade e a
singularidade de cada um.