dc.contributor.advisor | Silva, Semíramis Corsi | |
dc.creator | Oliveira, Gabrielle de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T16:17:18Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T16:17:18Z | |
dc.date.issued | 2019-12-17 | |
dc.date.submitted | 2019-12-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28817 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Licenciatura, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The present graduation work in History by the Federal University of Santa Maria (UFSM)
intends to investigate the present, and in dispute, epistemological views in the texts of the
draft bills “Escola sem Partido” (2015) and “Escola sem Mordaça” (2019), understanding that
such views also define the conception of school defended in each one. It is not rare that, when
thinking about the meanings that the construction of historical knowledge assumes over time,
we put this discussion apart from those that intend to think about the field of school education
and the teaching of History. However, we understand that thinking about school education,
paying attention to the proposals that involve the educational legislation and the disputes that
are built in this area, has as a premise to glimpse its historicities and to take into account the
processes of transformation of the epistemological basis of these discussions. Therefore, we
want here to claim the task of understanding the disputes in the (theoretical) field of
epistemologies of science and school teaching as an object of study of the sphere of
historians. Methodologically, we intend to handle this issue by combining elements of
bibliographic research and qualitative analysis of the texts of the above-mentioned bills. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola sem Partido | por |
dc.subject | Escola sem Mordaça | por |
dc.subject | Epistemologias do conhecimento | por |
dc.subject | Ensino escolar em uma perspectiva histórica | por |
dc.subject | School without Party | eng |
dc.subject | School without Gag | eng |
dc.subject | Epistemology of knowledge | eng |
dc.subject | School teaching in a historical perspective | eng |
dc.title | Escola sem partido” e “escola sem mordaça”: o (não)lugar da escola como um espaço de ciências e o conflito entre epistemologias do conhecimento | por |
dc.title.alternative | “Escola sem partido” and “Escola sem mordaça”: the (non)place of school as a space of science and the conflict between epistemologies of knowledge | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | História Licenciatura. | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de graduação em História pela Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) se propõe a investigar as visões epistemológicas presentes, e em
disputa, nos textos dos projetos de lei “Escola sem Partido” (2015) e “Escola sem Mordaça”
(2019). Compreendemos que tais visões definem também a concepção de escola defendida em
cada um. Não são raras as vezes em que, ao pensar os significados que a construção do
conhecimento histórico assume ao longo do tempo, colocamos essa discussão à parte das que
se propõem a pensar o campo da educação escolar e do Ensino de História. No entanto,
entendemos que ao pensar a educação escolar, atentando às propostas que envolvem a
legislação educacional e às disputas que se edificam neste âmbito, devemos ter como
premissa suas historicidades, levando em conta os processos de transformação das bases
epistemológicas dessas discussões. Portanto, reivindicamos aqui a tarefa de compreensão das
disputas no campo (teórico) das epistemologias da ciência e do ensino escolar como um
objeto de estudo da alçada de historiadoras e historiadores. Metodologicamente, respondemos
a problemática combinando elementos da pesquisa bibliográfica e da análise qualitativa dos
textos dos projetos de lei supracitados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |