Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Semíramis Corsi
dc.creatorOliveira, Gabrielle de Souza
dc.date.accessioned2023-04-25T16:17:18Z
dc.date.available2023-04-25T16:17:18Z
dc.date.issued2019-12-17
dc.date.submitted2019-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28817
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Licenciatura, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present graduation work in History by the Federal University of Santa Maria (UFSM) intends to investigate the present, and in dispute, epistemological views in the texts of the draft bills “Escola sem Partido” (2015) and “Escola sem Mordaça” (2019), understanding that such views also define the conception of school defended in each one. It is not rare that, when thinking about the meanings that the construction of historical knowledge assumes over time, we put this discussion apart from those that intend to think about the field of school education and the teaching of History. However, we understand that thinking about school education, paying attention to the proposals that involve the educational legislation and the disputes that are built in this area, has as a premise to glimpse its historicities and to take into account the processes of transformation of the epistemological basis of these discussions. Therefore, we want here to claim the task of understanding the disputes in the (theoretical) field of epistemologies of science and school teaching as an object of study of the sphere of historians. Methodologically, we intend to handle this issue by combining elements of bibliographic research and qualitative analysis of the texts of the above-mentioned bills.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscola sem Partidopor
dc.subjectEscola sem Mordaçapor
dc.subjectEpistemologias do conhecimentopor
dc.subjectEnsino escolar em uma perspectiva históricapor
dc.subjectSchool without Partyeng
dc.subjectSchool without Gageng
dc.subjectEpistemology of knowledgeeng
dc.subjectSchool teaching in a historical perspectiveeng
dc.titleEscola sem partido” e “escola sem mordaça”: o (não)lugar da escola como um espaço de ciências e o conflito entre epistemologias do conhecimentopor
dc.title.alternative“Escola sem partido” and “Escola sem mordaça”: the (non)place of school as a space of science and the conflict between epistemologies of knowledgeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationHistória Licenciatura.por
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se propõe a investigar as visões epistemológicas presentes, e em disputa, nos textos dos projetos de lei “Escola sem Partido” (2015) e “Escola sem Mordaça” (2019). Compreendemos que tais visões definem também a concepção de escola defendida em cada um. Não são raras as vezes em que, ao pensar os significados que a construção do conhecimento histórico assume ao longo do tempo, colocamos essa discussão à parte das que se propõem a pensar o campo da educação escolar e do Ensino de História. No entanto, entendemos que ao pensar a educação escolar, atentando às propostas que envolvem a legislação educacional e às disputas que se edificam neste âmbito, devemos ter como premissa suas historicidades, levando em conta os processos de transformação das bases epistemológicas dessas discussões. Portanto, reivindicamos aqui a tarefa de compreensão das disputas no campo (teórico) das epistemologias da ciência e do ensino escolar como um objeto de estudo da alçada de historiadoras e historiadores. Metodologicamente, respondemos a problemática combinando elementos da pesquisa bibliográfica e da análise qualitativa dos textos dos projetos de lei supracitados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto