Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: uma análise crítica do eixo da prática de análise linguística/semiótica
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Data
2023-03-07Primeiro membro da banca
Araújo, Denise Lino de
Segundo membro da banca
Ad Reginatto, Andrea
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A presente pesquisa tem por objetivo investigar como a Prática de Análise Linguística é contemplada
em habilidades na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, considerando o contexto
de produção do documento e os fundamentos pedagógicos do componente curricular Língua
Portuguesa. O objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: i) identificar e analisar
os fundamentos pedagógicos orientadores da etapa do Ensino Médio e do componente curricular
Língua Portuguesa; ii) analisar as habilidades de Língua Portuguesa considerando a natureza dos
processos (processos cognitivos), a natureza dos participantes (objetos de conhecimento) e as
circunstâncias (contexto de aprendizagem) à luz do sistema de transitividade da Gramática SistêmicoFuncional. O aporte teórico-metodológico consiste em um resgate histórico do Ensino Médio no Brasil,
desde o primeiro estabelecimento de ensino secundário até as últimas alterações previstas pela Lei nº
13.415/2017 e materializadas pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, além de um
breve panorama do ensino de Língua Portuguesa no Brasil (SOARES, 2004), que contempla o
surgimento e o estabelecimento do conceito de Prática de Análise Linguística (GERALDI, 1997; 2011
[1984]; FRANCHI, 1992 [1987]) e seus principais conceitos, e os aspectos basilares da Linguística
Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), escolhida como teoria de análise. O corpus
é constituído pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, especificamente pelas seções
dedicadas à área de Linguagens e suas tecnologias e ao componente curricular Língua Portuguesa e
pelas habilidades de análise linguística/semiótica desse componente. Os resultados da análise
apontam que a BNCC foi um documento construído diante de um período histórico conturbado,
marcado pela tensão política, o que teve reflexo direto na sua estrutura e organização, demonstrando,
assim, a relação direta entre o contexto de produção e o texto. A respeito dos fundamentos que
orientam a etapa do Ensino Médio, foi possível identificar cinco dimensões: i) juventude e culturas
juvenis; ii) projeto de vida; iii) flexibilização curricular; iv) novas tecnologias digitais; e v) mundo do
trabalho e desenvolvimento do pensamento crítico. Essas dimensões são mobilizadas, também, no
componente curricular Língua Portuguesa a partir da relação com os fenômenos linguísticos. Nesse
caso, destacam-se as dimensões da juventude e culturas juvenis, das novas tecnologias digitais e do
desenvolvimento do pensamento crítico. A BNCC do Ensino Médio propõe 54 habilidades, dessas, 11
mobilizam objetos de conhecimento da prática de linguagem análise linguística/semiótica, as quais
compuseram o corpus de análise. A partir da investigação realizada, pudemos perceber que as
habilidades identificadas mobilizam a Prática de Análise Linguística, tendo em vista que recuperam
seus aspectos teórico-metodológicos característicos. Apesar disso, cabe observar que essas
habilidades não estão distribuídas em todos os campos de atuação, e há certo desequilíbrio na
mobilização das práticas de linguagem, haja vista que as habilidades que envolvem a PAL são minoria
em relação aos demais eixos de ensino. Ademais, uma parcela significativa das habilidades analisadas
foge da estrutura típica apresentada pela Base, o que pode prejudicar a recontextualização das práticas
de linguagem em sala de aula.
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