Mostrar registro simples

dc.creatorRadiske, Dirce Dina
dc.date.accessioned2023-05-02T12:35:35Z
dc.date.available2023-05-02T12:35:35Z
dc.date.issued2023-03-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28886
dc.description.abstractThe research developed Heritage Education through the theme Paleontology in Early Childhood Education. The children's interest and curiosity for knowledge about dinosaurs was evident. The study region comprises the Geopark Quarta Colônia Aspirante UNESCO, comprising nine municipalities. This work is justified by the Paleontological richness found in the territory and the importance that, among the fossils, some of the oldest dinosaurs in the world can be observed. The objective was to promote the construction of knowledge about the Paleontological Heritage with kindergarten children, based on the elaboration of a video about dinosaur species found in the region. The research methodology of this dissertation involved qualitative research, case study, bibliographical, documental, field research, with content analysis and drawings produced by the children. The final product was structured from a video called: ―A Journey through the Municipalities of the Quarta Colônia: presenting our Dinosaurs‖, highlighting the municipalities where dinosaur fossils were found. Thus, the video presented a brief history and the characteristics of seven registered species, among them named: Pampadromaeus barberenai, Bagualosaurusacuteensis, Macrocollum itaquii, Erythrovenator jacuiensis, Guaibasaurus candelariensis, Buriolestes schultzi, Gnathovorax cabreirai. Subsequently, the audiovisual production was applied in the preschool classes, in Early Childhood Education at two schools. In this way, the video produced in this research expanded the resources and pedagogical materials about the existing fossils in the Quarta Colônia, in addition to providing more knowledge about the dinosaurs of the territory for children of Early Childhood Education. Finally, with this product, the lack of teaching materials on local fossils and the lack of knowledge about dinosaurs in the region were at least partially resolved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPaleontologiapor
dc.subjectDinossaurospor
dc.subjectQuarta Colôniapor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPaleontologyeng
dc.subjectDinosaurseng
dc.subjectFourth Colonyeng
dc.subjectHeritage educationeng
dc.titleA paleontologia na educação infantil: promovendo a educação patrimonialpor
dc.title.alternativePaleontology in childhood education: promoting heritage educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa desenvolveu a Educação Patrimonial por meio da temática Paleontologia na Educação Infantil. Evidenciou-se o interesse e a curiosidade das crianças pelos conhecimentos sobre dinossauros. A região de estudo compõe o Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, composta por nove municípios. Justifica-se este trabalho pela riqueza Paleontológica encontrada no território e a importância de que, entre os fósseis, se observam alguns dos dinossauros mais antigos do mundo. O objetivo consistiu em promover a construção do conhecimento sobre o Patrimônio Paleontológico com crianças da Educação Infantil, a partir da elaboração de um vídeo sobre espécies de dinossauros encontrados na região. A metodologia de pesquisa desta dissertação envolveu a pesquisa qualitativa, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, documental, de campo, com análise de conteúdo e desenhos produzidos pelas crianças. O produto final foi estruturado a partir de um vídeo denominado: ―Uma Viagem pelos Municípios da Quarta Colônia: apresentando os nossos Dinossauros‖, destacando-se os municípios onde foram encontrados fósseis de dinossauros. Assim, o vídeo apresentou um breve histórico e as características de sete espécies registradas, entre elas: Pampadromaeus barberenai, Bagualosaurus agudoensis, Macrocollum itaquii, Erythrovenator jacuiensis, Guaibasaurus candelariensis, Buriolestes schultzi, Gnathovorax cabreirai. Posteriormente, a produção audiovisual foi aplicada nas turmas da pré-escola da Educação Infantil de duas escolas. Dessa forma, o vídeo produzido nesta pesquisa ampliou os recursos e materiais pedagógicos sobre os fósseis existentes na Quarta Colônia, além de oportunizar mais conhecimento acerca dos dinossauros do território para as crianças da Educação Infantil. Por fim, com este produto, resolveuse, ao menos parcialmente, a falta de materiais pedagógicos dos fósseis locais e falta de conhecimento sobre os dinossauros da região.por
dc.contributor.advisor1Rosa, Atila Augusto Stock da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474621147155251por
dc.contributor.referee1Martello, Alcemar Rodrigues
dc.contributor.referee2Müller, Rodrigo Temp
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170077961290184por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International