Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaviraghi, Fabio Jardel
dc.creatorPozzobon, Adriana de Fátima
dc.date.accessioned2023-05-03T13:53:47Z
dc.date.available2023-05-03T13:53:47Z
dc.date.issued2014-11-26
dc.date.submitted2014
dc.identifier.citationPOZZOBON, A. de F. Adolescentes em conflito com a lei: uma análise da intervenção profissional do Assistente Social. 2014. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28914
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper conclusion course discusses the contributions of the work of the social worker with adolescents in conflict with the law. Aiming to highlight the importance of socio-occupational professional in this space as well as the strategies used by Social Services in tackling the refractions of the social question, this the daily lives of adolescents subjected to educational measures. To prepare this analysis theoretical and practical we used the data obtained in the Supervised Curriculum Required in Santamariense Love Association-Picky (ASAEX), accompanied by literature review. The Association operates in spreading the Love-Demanding Program, which is proposed to strengthen family ties, self-esteem and preventing drug, addiction to which adolescents are referred for enforcement of socio-educational measures, in consideration of the ECA. Currently the issue of drug use is of concern and affect the entire society, its effects affect in social life through family strife, crime, violence, etc. The use of drugs by adolescents and the relationship with the offense reveal a reality of exclusion and inequality, for which the social worker, within the limits and possibilities, is able to perform an intervention in order to contribute to ensuring rights and the emancipation of these individuals, victimized by an exclusionary social policy. This analysis will address the history of juvenile legislation to the ECA, the educational measures and the working process of the social worker from the use of critical dialectical method as a way to understand the refractions of social issues that pervade the daily lives of adolescents and their familieseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectMedidas Socioeducativaspor
dc.subjectPrograma Amor-Exigentepor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectSocioeducational Measureseng
dc.subjectLove-Demanding Programeng
dc.subjectSocial Serviceeng
dc.titleAdolescentes em conflito com a lei: uma análise da intervenção profissional do Assistente Socialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre as contribuições do trabalho do assistente social junto aos adolescentes em conflito com a lei. Destaca a importância do profissional nesse espaço sócio-ocupacional, e as estratégias utilizadas pelo Serviço Social no enfrentamento das refrações da questão social, presente no cotidiano dos adolescentes submetidos às medidas socioeducativas. Para elaborar está análise teórico-prática utilizaram-se os dados obtidos no Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório, na Associação Santamariense de Amor Exigente (ASAEX), acompanhada de revisão bibliográfica. A Associação atua na difusão do Programa Amor Exigente e tem como proposta o fortalecimento dos vínculos familiares, autoestima e a prevenção da dependência química, para o qual os adolescentes são encaminhados para cumprimento da medida socioeducativa, conforme o ECA. Atualmente a questão do uso de drogas é preocupante e atinge toda a sociedade e seus efeitos incidem na vida social, através de conflitos familiares, criminalidade, violência, etc. O uso de drogas por adolescentes e a sua relação com o ato infracional revelam uma realidade de exclusão e de desigualdades, para os quais o assistente social, no âmbito dos limites e possibilidades, é capaz de realizar uma intervenção que possa contribuir para a garantia de direitos e a emancipação desses sujeitos, vitimas de uma política social excludente. Esta análise abordará o histórico da legislação infanto-juvenil até o ECA, as medidas socioeducativas e o processo de trabalho do assistente social a partir do método dialético crítico, como forma de compreender as refrações da questão social que permeiam o cotidiano dos adolescentes e de suas famílias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto