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dc.contributor.advisorKrüger, Cristiane
dc.creatorRaddatz, Juliano Carlos
dc.creatorToaldo, Roberto
dc.date.accessioned2023-05-03T16:57:52Z
dc.date.available2023-05-03T16:57:52Z
dc.date.issued2022-12-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationRADDATZ, J. C; TOALDO, R. Lei geral de proteção de dados pessoais: validação de uma escala para adequação dos escritórios de contabilidade. 2023. 97 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28925
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe application of the General Data Protection Law (LGPD) is directly related to accounting offices, in view of their relevance in adapting to the precepts of the law, guaranteeing the fundamental rights of freedom and privacy, transmitting transparency, security and trust in the handling of sensitive personal data. In view of this, the objective was to validate a script for adapting the LGPD in accounting offices, developed by Krüger et al., (2022). The benchmark is anchored in accounting, information systems and LGPD. The methodology is classified as quantitative, descriptive and survey. The sample consists of 188 accounting professionals from the city of Santa Maria/Rio Grande do Sul. Data were obtained through a questionnaire and the analysis included descriptive statistics, exploratory factor analysis, reliability, normality, and correlation. The descriptive results showed that the entities are concerned about the training of employees for the storage, handling, and security of accounting information. Factor analysis validated the researched script, which now consists of seven factors that explain approximately 68% of the adequacy of the LGPD in accounting offices. The factors are maintenance and monitoring, education and organizational culture, verification and adequacy of contracts, security, privacy, general evaluation of the use of personal data, and storage and disposal. All factors were positively associated with each other. In view of this, the main contribution of the research concerns the validation of the scale, a tool that can be adopted by accounting offices as a support in the implementation and adaptation of the LGPD in their entity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLei 13.709por
dc.subjectProfissional da contabilidadepor
dc.subjectEscritório contábilpor
dc.subjectSistemas de informaçãopor
dc.subjectLaw 13.709eng
dc.subjectAccounting professionaleng
dc.subjectAccounting officeeng
dc.subjectInformation systemseng
dc.titleLei geral de proteção de dados pessoais: validação de uma escala para adequação dos escritórios de contabilidadepor
dc.title.alternativeGeneral law for protecting personal data: validation of a scale for adequacy in accounting officeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está diretamente relacionada com os escritórios de contabilidade, tendo em vista a relevância dos mesmos em se adequar aos preceitos da lei, garantindo os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, transmitindo transparência, segurança e confiança no manuseio de dados pessoais sensíveis. Diante disso, objetivou-se validar um roteiro para adequação da LGPD em escritórios de contabilidade, desenvolvido por Krüger et al., (2022). O referencial está ancorado em contabilidade, sistemas de informação e LGPD. A metodologia é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento. A amostra é composta por 188 profissionais da contabilidade, do município de Santa Maria/Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos por meio de questionário e a análise contemplou estatística descritiva, análise fatorial exploratória, confiabilidade, normalidade e correlação. Os resultados descritivos apontaram que as entidades apresentam preocupação frente à capacitação de funcionários para o armazenamento, manipulação e segurança das informações contábeis. A análise fatorial validou o roteiro pesquisado, que passou a ser composto por sete fatores que explicam aproximadamente 68% da adequação da LGPD em escritórios de contabilidade. Os fatores são: manutenção e monitoramento, educação e cultura organizacional, verificação e adequação de contratos, segurança, privacidade, avaliação geral do uso de dados pessoais, e armazenamento e descarte. Todos os fatores associaram-se entre si de modo positivo. Diante disso, a principal contribuição da pesquisa, diz respeito à validação da escala, ferramenta que pode ser adotada pelos escritórios de contabilidade como apoio na implantação e adequação da LGPD em sua entidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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