dc.contributor.advisor | Soares, Cristiano Sausen | |
dc.creator | Selli, Luana Rauber | |
dc.creator | Carvalho, Mayra Cristina de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T16:58:14Z | |
dc.date.available | 2023-05-03T16:58:14Z | |
dc.date.issued | 2023-01-18 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | SELLI, L. R; CARVALHO, M. C. de S. Implantação do eSocial no setor público e seus determinantes: um estudo de caso no âmbito municipal a partir da percepção dos agentes públicos envolvidos no processo. 2023. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28928 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | With the advancement of technology and electronic government techniques, measures
were adopted to promote the integration of tax authorities, through the standardization
and sharing of accounting and tax information, respecting legal restrictions. With the
enactment of Decree No. 6,022, of January 22, 2007, the adoption in the public sector
of the Digital Bookkeeping System for Tax, Social Security and Labor Obligations
(eSocial) became mandatory, as a module belonging to the Public Bookkeeping
System Digital (SPED). In this context, the main objective of this study is to analyze
the main determinants in the process of implementing eSocial in a public sector entity,
based on the perception of the public agents involved in the process. For this purpose,
a qualitative and descriptive approach is used, associated with a case study, whose
data are collected through bibliographic and documentary research and semi-
structured interviews. With the analyzes used, it was possible to conclude that there is
still much to be done to properly implement eSocial in public organizations. The
challenges to be overcome for the effective use of the system in the analyzed public
entity were also identified, in addition to the various changes in legislation that require
internal adjustments. Furthermore, it appears that the main determinants for success
in the implementation of eSocial in the public sector is the planning of actions; top
management support; articulated cooperation between the means of support and
information; in addition to meeting the demands presented to the developers of payroll
systems. It is hoped that the results presented will contribute to researchers interested
in the subject, as well as to public managers and civil servants involved in the eSocial
implementation process, whose consequences in the social aspect refer to public
management and accounting practices, as well as in the provision of of services to
society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Contabilidade | por |
dc.subject | Escrituração | por |
dc.subject | eSocial | por |
dc.subject | Sistema público | por |
dc.subject | Accounting | eng |
dc.subject | Bookkeeping | eng |
dc.subject | Public system | eng |
dc.title | Implantação do eSocial no setor público e seus determinantes: um estudo de caso no âmbito municipal a partir da percepção dos agentes públicos envolvidos no processo | por |
dc.title.alternative | Implementation of the eSocial in the public sector and its determinants: a case study in the municipal field based on the perception of the public agents involved in the process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | Com o avanço da tecnologia e as técnicas de governo eletrônico, medidas foram
adotadas para promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e
compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições
legais. Com a edição do Decreto n.o 6.022, de 22 de janeiro de 2007, passou a ser
exigida a adoção no setor público do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações
Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), como módulo pertencente ao
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Nesse contexto, o principal objetivo
deste estudo é analisar os principais determinantes no processo da implantação do
eSocial em uma entidade do setor público, a partir da percepção dos agentes públicos
envolvidos no processo. Para tanto, faz-se uso da abordagem qualitativa e descritiva,
associada ao estudo de caso, cujos dados são coletados por meio da pesquisa
bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Com as análises utilizadas
foi possível concluir que ainda há muito a ser feito para proceder de forma adequada
à implantação do eSocial nas organizações públicas. Também foram identificados os
desafios a serem superados para uso efetivo do sistema na entidade pública
analisada, além das diversas alterações na legislação que requerem ajustes internos.
Ademais, constata-se que os principais determinantes para o sucesso na implantação
do eSocial no setor público é o planejamento das ações; apoio da alta gestão;
cooperação articulada entre os meios de suporte e informação; além do atendimento
das demandas apresentadas aos desenvolvedores dos sistemas de folha de
pagamento. Espera-se que os resultados apresentados contribuam com os
pesquisadores interessados no tema, bem como aos gestores públicos e servidores
envolvidos no processo de implantação do eSocial, cujos reflexos no aspecto social
referem-se às práticas de gestão pública e contabilidade, bem como na prestação de
serviços à sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |