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dc.contributor.advisorSoares, Cristiano Sausen
dc.creatorSelli, Luana Rauber
dc.creatorCarvalho, Mayra Cristina de Souza
dc.date.accessioned2023-05-03T16:58:14Z
dc.date.available2023-05-03T16:58:14Z
dc.date.issued2023-01-18
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationSELLI, L. R; CARVALHO, M. C. de S. Implantação do eSocial no setor público e seus determinantes: um estudo de caso no âmbito municipal a partir da percepção dos agentes públicos envolvidos no processo. 2023. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28928
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023.por
dc.description.abstractWith the advancement of technology and electronic government techniques, measures were adopted to promote the integration of tax authorities, through the standardization and sharing of accounting and tax information, respecting legal restrictions. With the enactment of Decree No. 6,022, of January 22, 2007, the adoption in the public sector of the Digital Bookkeeping System for Tax, Social Security and Labor Obligations (eSocial) became mandatory, as a module belonging to the Public Bookkeeping System Digital (SPED). In this context, the main objective of this study is to analyze the main determinants in the process of implementing eSocial in a public sector entity, based on the perception of the public agents involved in the process. For this purpose, a qualitative and descriptive approach is used, associated with a case study, whose data are collected through bibliographic and documentary research and semi- structured interviews. With the analyzes used, it was possible to conclude that there is still much to be done to properly implement eSocial in public organizations. The challenges to be overcome for the effective use of the system in the analyzed public entity were also identified, in addition to the various changes in legislation that require internal adjustments. Furthermore, it appears that the main determinants for success in the implementation of eSocial in the public sector is the planning of actions; top management support; articulated cooperation between the means of support and information; in addition to meeting the demands presented to the developers of payroll systems. It is hoped that the results presented will contribute to researchers interested in the subject, as well as to public managers and civil servants involved in the eSocial implementation process, whose consequences in the social aspect refer to public management and accounting practices, as well as in the provision of of services to society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContabilidadepor
dc.subjectEscrituraçãopor
dc.subjecteSocialpor
dc.subjectSistema públicopor
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectBookkeepingeng
dc.subjectPublic systemeng
dc.titleImplantação do eSocial no setor público e seus determinantes: um estudo de caso no âmbito municipal a partir da percepção dos agentes públicos envolvidos no processopor
dc.title.alternativeImplementation of the eSocial in the public sector and its determinants: a case study in the municipal field based on the perception of the public agents involved in the processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia e as técnicas de governo eletrônico, medidas foram adotadas para promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais. Com a edição do Decreto n.o 6.022, de 22 de janeiro de 2007, passou a ser exigida a adoção no setor público do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), como módulo pertencente ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Nesse contexto, o principal objetivo deste estudo é analisar os principais determinantes no processo da implantação do eSocial em uma entidade do setor público, a partir da percepção dos agentes públicos envolvidos no processo. Para tanto, faz-se uso da abordagem qualitativa e descritiva, associada ao estudo de caso, cujos dados são coletados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Com as análises utilizadas foi possível concluir que ainda há muito a ser feito para proceder de forma adequada à implantação do eSocial nas organizações públicas. Também foram identificados os desafios a serem superados para uso efetivo do sistema na entidade pública analisada, além das diversas alterações na legislação que requerem ajustes internos. Ademais, constata-se que os principais determinantes para o sucesso na implantação do eSocial no setor público é o planejamento das ações; apoio da alta gestão; cooperação articulada entre os meios de suporte e informação; além do atendimento das demandas apresentadas aos desenvolvedores dos sistemas de folha de pagamento. Espera-se que os resultados apresentados contribuam com os pesquisadores interessados no tema, bem como aos gestores públicos e servidores envolvidos no processo de implantação do eSocial, cujos reflexos no aspecto social referem-se às práticas de gestão pública e contabilidade, bem como na prestação de serviços à sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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