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dc.contributor.advisorGaviraghi, Fabio Jardel
dc.creatorRibeiro, Graciela Medianeira Rosa
dc.date.accessioned2023-05-05T12:23:37Z
dc.date.available2023-05-05T12:23:37Z
dc.date.issued2014-11-27
dc.date.submitted2014
dc.identifier.citationRIBEIRO, G. M. R. Atuação e formação do assistente social na saúde: vivências em uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia (UNACON). 2014. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28973
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis course conclusion work, titled "Performance and training of social workers in health care: Experiences on Assistance Unit High Complexity Oncology (Unacon)", is a theoretical and practical construction that deals with operations and training of the social worker in a Public Teaching Hospital in the city of Santa Maria - RS. The experiment in question was seized upon insertion into a program of continuing education, the PET-HEALTH, that among the actions developed accompanies women undergoing treatment for cancer of the breast and Cervix. It is a qualitative study, whose critical reading of the lived reality is expressed through the central categories of dialectical-critical method, which initially sought to build a historical view about public health in Brazil, addressing the health reform movement and the construction of the Unified Health System (SUS), as well as some refractions of social issues that affect the health / women with cancer disease process. Following addressed the National Policy on Continuing Education in Health (PNEPS), agent of transformation of care, practice and training in health present in the work and training of social workers. To give visibility to this debate presented a practical extension that provided learning through experiences, which determine the construction of practical and theoretical for Social Service, the qualification of the intervention through the (re)construction of strategies, skills, knowledge and instrumental to achieve the objectivity of intentionality glimpsed in professional ethical-political project.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectEducação Permanentepor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectVocational trainingeng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjecthealtheng
dc.subjectSocial Workeng
dc.titleAtuação e formação do assistente social na saúde: vivências em uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia (UNACON)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso, intitulado “Atuação e formação do assistente social na saúde: Vivências em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON)”, é uma construção teórico-prático que versa sobre atuação e formação acadêmica do assistente social em um Hospital Público de Ensino na cidade de Santa Maria, RS. Esta experiência foi apreendida mediante inserção em um programa de educação permanente, o PET- SAÚDE, que entre as ações desenvolvidas acompanha mulheres em tratamento para o câncer de Mama e Colo do Útero. É um estudo qualitativo, cuja leitura crítica da realidade vivenciada se expressa através das categorias centrais do método dialético-crítico, no qual inicialmente buscou-se a construção de um recorte histórico a cerca da saúde pública no Brasil, abordando o movimento de reforma sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como, algumas refrações da questão social que incidem sobre o processo saúde/doença de mulheres com câncer. Na sequência, abordou-se a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), agente de transformação do cuidado, das práticas e da formação em saúde presentes no trabalho e na formação do assistente social. Para dar visibilidade a esse debate apresentou-se a prática extensionista que proporcionou aprendizagem por meio de vivências, das quais determinam a construção do conhecimento prático e teórico para o Serviço Social, a qualificação da intervenção por meio da (re)construção de estratégias, competências e instrumentais que alcancem a objetividade da intencionalidade vislumbrada no projeto ético-político profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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