xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Now showing items 1-9 of 9
-
A disciplina de ensino religioso como veículo atenuante da intolerância religiosa
(2020-12-15)Este artigo aborda a relevância da disciplina de Ensino Religioso na Educação Básica e sua contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de paz na vida das crianças e jovens. Tem por objetivo geral, refletir sobre a ... -
O ensino religioso na contemporaneidade a busca pelo respeito e tolerância em relação à diversidade religiosa
(2020-12-20)O fenômeno religioso é uma característica da sociedade e uma vez presente na vida social também alcança o ambiente escolar. Em uma sala de aula é possível se encontrar uma variedade de comportamentos, crenças, ideias e ... -
O brincar na prática pedagógica da educação infantil
(2018-12-06)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática de pesquisa o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil. Este trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como problema de pesquisa: Quais os espaços ... -
Revisitando a intolerância religiosa no ambiente escolar
(2020-12-15)Apesar de ser caracterizado pela pluralidade de crenças religiosas, o Brasil possui uma grande predominância cristã, característica que pode explicar os elevados índices de registros e denúncias de intolerâncias religiosas. ... -
Crises do mundo contemporâneo, mediação de conflitos e Ensino Religioso: um estudo com alunos e professores do ensino fundamental de instituições públicas de educação
(2020-09-08)O presente estudo busca principalmente analisar e discutir a pedagogia do ensino e da aprendizagem do componente curricular do Ensino Religioso em instituições públicas de Educação Fundamental da área de abrangência da ... -
Revisitando vivências: descobrindo, brincando e aprendendo numa turma do 2° ano do ensino fundamental
(2018-12-06)Este trabalho é um recorte do relatório de conclusão de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, da Universidade Federal de Santa ... -
O sujeito contemporâneo frente à realidade existencial e o real sentido da vida
(2020-12-15)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Ciências da Religião, mobiliza muitos questionamentos do autor, sobre a questão do sujeito contemporâneo. Entender tal sujeito tem sido uma busca que inicia ainda na ... -
A contribuição do ensino religioso na formação dos professores de Pedagogia
(2020-12-01)Durante muito tempo o ensino religioso foi de forma doutrinal definida por um conjunto de princípios que serviam de base, onde muitos professores carregam as marcas deste ensino, atualmente alguns buscam adaptarem-se a uma ... -
Revisitando a perspectiva dos professores do ensino religioso em sala de aula
(2020-12-15)Quando percorremos uma jornada de quatro anos em busca do saber e de respostas percebemos uma inquirição ontológica em nosso viver, a reencontramos nos alvores deste curso de Licenciatura em Ciências da Religião e mais uma ...