Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorRighi, Zeuta Perfeito Paz
dc.date.accessioned2023-05-12T13:39:29Z
dc.date.available2023-05-12T13:39:29Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29066
dc.description.abstractThis study is characterized as a Completion of Course Work presenting as a theme the practices of reading and literary literacy of a fifth grade class of Elementary School, as well as its relationship with reading. Based on this theme, an attempt is made to answer the problem question: what are the pedagogical practices used by the fifth grade elementary school teacher to encourage the habit of reading, as well as the relationship of these students with reading? And, based on this, the general objective is to understand how the Early Years teacher develops her practices to encourage the habit of reading and as specific objectives: to recognize the importance of reading in the student's education, to identify the practices used by the teacher to encourage the habit of reading, reflect on activities that stimulate reading practices and identify the relationship of these students with reading. The research has a qualitative narrative approach of a sociocultural nature, using instruments for data collection such as a narrative interview, open questionnaires, observations and conversation circles. The subjects of the study were a teacher and the students of a fifth grade class at EMEF Antônio Gonçalves do Amaral in the year 2022. The authors who supported the research were Braggio (1992), Cosson (2014;2022), Ferreiro and Teberosky ( 1985), Freire (1997;2016), Mortatti (2006) and Solé (1998). With this, we reflect on the proposals, understanding reading as essential for cognitive, intellectual and social development. Considering, therefore, the learning of reading essential for the student to be inserted in society. Therefore, with this study, we evidenced that the routine and the pressure to fulfill the foreseen content, many times make unfeasible diversified proposals to encourage the habit of reading, and thus, the relationship of the class with reading is limited to the collection of books in the library, which students show little interest in the collection, mainly due to the lack of knowledge of its works.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnos Iniciaispor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectPráticas de Leiturapor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.titlePráticas de Leitura: uma turma do quinto ano do Ensino Fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste estudo caracteriza-se como um Trabalho de Conclusão de Curso apresentando como temática as práticas de leitura e letramento literário de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental bem como, sua relação com a leitura. A partir dessa temática, busca-se responder à questão problema: quais são as práticas pedagógicas utilizadas pela professora do quinto ano do Ensino Fundamental para incentivar o hábito de leitura, bem como a relação desses alunos com a leitura? E, a partir disso elenca-se como objetivo geral compreender como a professora dos Anos Iniciais desenvolve suas práticas para o incentivo ao hábito de leitura e como objetivos específicos: reconhecer a importância da leitura na formação do aluno, identificar as práticas utilizadas pela professora para incentivar o hábito de leitura, refletir sobre as atividades estimuladoras às práticas de leitura e identificar qual a relação desses alunos com a leitura. A pesquisa tem abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural, tendo instrumentos para a coleta de dados a entrevista narrativa, questionários abertos, observações e rodas de conversas. Os sujeitos do estudo foram uma professora e os alunos de uma turma de quinto ano da EMEF Antônio Gonçalves do Amaral no ano de 2022. Os autores que embasaram a pesquisa foram Braggio (1992), Cosson (2014;2022), Ferreiro e Teberosky (1985), Freire (1997;2016), Mortatti (2006) e Solé (1998). Com isso, refletimos sobre as propostas, entendendo a leitura como essencial para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social. Considerando, assim, a aprendizagem da leitura imprescindível para o aluno se inserir na sociedade. Portanto, com este estudo, evidenciamos que a rotina e a pressão de cumprir o conteúdo previsto, inviabiliza, muitas vezes, propostas diversificadas para o incentivo ao hábito de leitura, e assim, a relação da turma com a leitura se limita a retirada de livros na biblioteca, a qual os alunos demonstram pouco interesse pelo acervo, principalmente pelo desconhecimento de suas obras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto