dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Righi, Zeuta Perfeito Paz | |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T13:39:29Z | |
dc.date.available | 2023-05-12T13:39:29Z | |
dc.date.issued | 2023-02-03 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29066 | |
dc.description.abstract | This study is characterized as a Completion of Course Work presenting as a theme
the practices of reading and literary literacy of a fifth grade class of Elementary
School, as well as its relationship with reading. Based on this theme, an attempt is
made to answer the problem question: what are the pedagogical practices used by
the fifth grade elementary school teacher to encourage the habit of reading, as well
as the relationship of these students with reading? And, based on this, the general
objective is to understand how the Early Years teacher develops her practices to
encourage the habit of reading and as specific objectives: to recognize the
importance of reading in the student's education, to identify the practices used by the
teacher to encourage the habit of reading, reflect on activities that stimulate reading
practices and identify the relationship of these students with reading. The research
has a qualitative narrative approach of a sociocultural nature, using instruments for
data collection such as a narrative interview, open questionnaires, observations and
conversation circles. The subjects of the study were a teacher and the students of a
fifth grade class at EMEF Antônio Gonçalves do Amaral in the year 2022. The
authors who supported the research were Braggio (1992), Cosson (2014;2022),
Ferreiro and Teberosky ( 1985), Freire (1997;2016), Mortatti (2006) and Solé (1998).
With this, we reflect on the proposals, understanding reading as essential for
cognitive, intellectual and social development. Considering, therefore, the learning of
reading essential for the student to be inserted in society. Therefore, with this study,
we evidenced that the routine and the pressure to fulfill the foreseen content, many
times make unfeasible diversified proposals to encourage the habit of reading, and
thus, the relationship of the class with reading is limited to the collection of books in
the library, which students show little interest in the collection, mainly due to the lack
of knowledge of its works. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Anos Iniciais | por |
dc.subject | Letramento Literário | por |
dc.subject | Práticas de Leitura | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.title | Práticas de Leitura: uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este estudo caracteriza-se como um Trabalho de Conclusão de Curso apresentando
como temática as práticas de leitura e letramento literário de uma turma de quinto
ano do Ensino Fundamental bem como, sua relação com a leitura. A partir dessa
temática, busca-se responder à questão problema: quais são as práticas
pedagógicas utilizadas pela professora do quinto ano do Ensino Fundamental para
incentivar o hábito de leitura, bem como a relação desses alunos com a leitura? E, a
partir disso elenca-se como objetivo geral compreender como a professora dos Anos
Iniciais desenvolve suas práticas para o incentivo ao hábito de leitura e como
objetivos específicos: reconhecer a importância da leitura na formação do aluno,
identificar as práticas utilizadas pela professora para incentivar o hábito de leitura,
refletir sobre as atividades estimuladoras às práticas de leitura e identificar qual a
relação desses alunos com a leitura. A pesquisa tem abordagem qualitativa narrativa
de cunho sociocultural, tendo instrumentos para a coleta de dados a entrevista
narrativa, questionários abertos, observações e rodas de conversas. Os sujeitos do
estudo foram uma professora e os alunos de uma turma de quinto ano da EMEF
Antônio Gonçalves do Amaral no ano de 2022. Os autores que embasaram a
pesquisa foram Braggio (1992), Cosson (2014;2022), Ferreiro e Teberosky (1985),
Freire (1997;2016), Mortatti (2006) e Solé (1998). Com isso, refletimos sobre as
propostas, entendendo a leitura como essencial para o desenvolvimento cognitivo,
intelectual e social. Considerando, assim, a aprendizagem da leitura imprescindível
para o aluno se inserir na sociedade. Portanto, com este estudo, evidenciamos que
a rotina e a pressão de cumprir o conteúdo previsto, inviabiliza, muitas vezes,
propostas diversificadas para o incentivo ao hábito de leitura, e assim, a relação da
turma com a leitura se limita a retirada de livros na biblioteca, a qual os alunos
demonstram pouco interesse pelo acervo, principalmente pelo desconhecimento de
suas obras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |