dc.contributor.advisor | Janczura, Rosane | |
dc.creator | Grams, Nathalia | |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T18:03:56Z | |
dc.date.available | 2023-05-15T18:03:56Z | |
dc.date.issued | 2015-12-01 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.citation | GRAMS, N. Análise de uma experiência de intervenção no apoio socioeducativo em meio aberto. 2015. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29088 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This Term Paper of course work Conclusion aims to report and critically analyze an
intervention experience in support Socio-educational in Half Open – Asema, in the Charity
Home of Mirian and Mother Celita in the city of Santa Maria, RS, conducted between 2014
and 2015, as part of the internship. Has, as a methodology, the perception of the role of the
social worker in Operational Group, with children 06-10 years through the use of professional
tools, such as home visits, meetings, observation, field diaries analysis and group work with
the conversation circles system. To support the analysis, it proceeded to an extensive literature
review, passing by the consolidation of the National Policy of Social Welfare and the
Classification of social assistance services. For the analysis, the activities have been reported
and grouped by addressing the observations and interviews with professionals inserted in the
institution, family and the children studied, using in each item, the dialectical interaction with
the theory worked. It was concluded that the intervention and other activities that seek the
promotion and access to social rights and family support, work as a crucial point for child
protection and strengthen ties. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Assistência Social | por |
dc.subject | Tipificação dos Serviços Socioassistenciais | por |
dc.subject | Apoio Socioeducativo em Meio Aberto | por |
dc.subject | Grupo Operativo | por |
dc.subject | Social Assistance | eng |
dc.subject | Classification of social assistance services | eng |
dc.subject | Socioassistencial half open experience | eng |
dc.subject | Operative Groups | eng |
dc.title | Análise de uma experiência de intervenção no apoio socioeducativo em meio aberto. | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar e analisar
criticamente uma experiência de intervenção no Apoio Socioeducativo em Meio Aberto —
Asema, na Instituição Beneficente Lar de Mirian e Mãe Celita, na cidade de Santa Maria, RS,
realizado entre 2014 e 2015, como parte do estágio profissional. O público trabalhado é
composto por crianças com idade entre 06 a 10 anos, usuárias do Asema. Para o
desenvolvimento das ações junto ao público-alvo, foram utilizados instrumentos clássicos da
atuação profissional do assistente social, como a visita domiciliar, reuniões, observação,
registro e análise de diários de campo e trabalhos em grupos através de rodas de conversa,
com base na técnica de grupo operativo. As atividades desenvolvidas foram relatadas e
agrupadas, abordando as observações, visitas domiciliares e entrevistas realizadas durante
esse processo. Para subsidiar a análise, procedeu-se extensa revisão bibliográfica, perpassando
pela consolidação da Política Nacional de Assistência Social e a Tipificação dos Serviços
Socioassistenciais. Concluiu-se que atividades de intervenção com crianças tendo o foco no
fortalecimento de vínculos junto a um acompanhamento familiar, funcionam como ponto
crucial para a proteção, promoção e acesso aos direitos sociais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |