Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Maiara Dorneles
dc.date.accessioned2023-05-19T14:04:38Z
dc.date.available2023-05-19T14:04:38Z
dc.date.issued2023-03-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29129
dc.description.abstractBiochemistry is an interdisciplinary science, present in the curriculum of several higher education courses. Due to the complexity and abstraction of its concepts, many students perceive it as a challenging discipline, especially those belonging to the first semester of undergraduate courses. As a result of the coronavirus pandemic, teaching biochemistry began to take place online, bringing new challenges to students and teachers. This fact brought the need to investigate new methods capable of improving the remote teaching of biochemistry. Active methodologies are student-centered approaches, which awaken students' autonomy, motivation and provide meaningful learning. In this way, they are presented as an important tool to assist in the remote teaching of biochemistry. The objective of this study was to evaluate the contributions of different active learning strategies in the biochemistry teachinglearning process of undergraduate students between the period before and after the Covid-19 pandemic. To this end, questionnaires were used to investigate the perception of first-semester students in a remote biochemistry course in relation to different learning strategies using active methodologies: games, Peer instruction and interactive whiteboard. This work also presents experience reports of graduate students from the graduate program in Biological Sciences: Toxicological Biochemistry (PPGBTox) at the Federal University of Santa Maria, who used active methodologies as a didactic tool in oriented teaching internships. The use of active learning strategies in the teaching of biochemistry brought satisfactory results in relation to motivation, participation during classes and engagement with the contents, in faceto-face and remote classes, both for students and professors. In general, active methodologies contributed to a better acceptance of biochemistry content, facilitating the teaching-learning process.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBioquímicapor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectBiochemistryeng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleMetodologias ativas no ensino de bioquímica: possibilidades e contribuiçõespor
dc.title.alternativeActive methodologies in biochemistry teaching: possibilities and contributionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA bioquímica é uma ciência interdisciplinar, presente no currículo de diversos cursos de nível superior. Por conta da complexidade e abstração de seus conceitos, muitos estudantes a percebem como uma disciplina desafiadora, principalmente os pertencentes ao primeiro semestre dos cursos de graduação. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o ensino de bioquímica passou a ocorrer de maneira online, trazendo novos desafios a estudantes e docentes. Esse fato trouxe a necessidade de investigação de novos métodos capazes de aprimorar o ensino remoto de bioquímica. As metodologias ativas são abordagens centradas no aluno, que despertam a autonomia dos estudantes, sua motivação e proporcionam uma aprendizagem significativa. Dessa forma, apresentam-se como uma importante ferramenta para auxiliar no ensino remoto de bioquímica. O objetivo deste estudo foi avaliar as contribuições de diferentes estratégias de aprendizagem ativa no processo de ensinoaprendizagem de bioquímica dos estudantes de graduação entre o período que antecede e procede à pandemia da Covid-19. Para isso, foi investigado a partir de questionários a percepção dos estudantes do primeiro semestre em uma disciplina remota de bioquímica frente a diferentes estratégias de aprendizagem utilizando metodologias ativas: jogos, Peer instruction e lousa interativa. Este trabalho ainda apresenta relatos de experiências de pósgraduandos do programa de pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) da Universidade Federal de Santa Maria, que usaram as metodologias ativas como ferramenta didática nos estágios de docência orientada. O uso de estratégias de aprendizagem ativa no ensino de bioquímica trouxe resultados satisfatórios em relação à motivação, à participação durante as aulas e no engajamento com os conteúdos, em aulas presenciais e remotas, tanto para os discentes quanto para os docentes. De modo geral, as metodologias ativas contribuíram para uma melhor aceitação dos conteúdos de bioquímica, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Loro, Vania Lucia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6392817606416780por
dc.contributor.referee1Chitolina, Maria Rosa
dc.contributor.referee2Clasen, Bárbara Estevão
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9977753961497711por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International