dc.creator | Costa, Maiara Dorneles | |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T14:04:38Z | |
dc.date.available | 2023-05-19T14:04:38Z | |
dc.date.issued | 2023-03-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29129 | |
dc.description.abstract | Biochemistry is an interdisciplinary science, present in the curriculum of several higher
education courses. Due to the complexity and abstraction of its concepts, many students
perceive it as a challenging discipline, especially those belonging to the first semester of
undergraduate courses. As a result of the coronavirus pandemic, teaching biochemistry began
to take place online, bringing new challenges to students and teachers. This fact brought the
need to investigate new methods capable of improving the remote teaching of biochemistry.
Active methodologies are student-centered approaches, which awaken students' autonomy,
motivation and provide meaningful learning. In this way, they are presented as an important
tool to assist in the remote teaching of biochemistry. The objective of this study was to
evaluate the contributions of different active learning strategies in the biochemistry teachinglearning process of undergraduate students between the period before and after the Covid-19
pandemic. To this end, questionnaires were used to investigate the perception of first-semester
students in a remote biochemistry course in relation to different learning strategies using
active methodologies: games, Peer instruction and interactive whiteboard. This work also
presents experience reports of graduate students from the graduate program in Biological
Sciences: Toxicological Biochemistry (PPGBTox) at the Federal University of Santa Maria,
who used active methodologies as a didactic tool in oriented teaching internships. The use of
active learning strategies in the teaching of biochemistry brought satisfactory results in
relation to motivation, participation during classes and engagement with the contents, in faceto-face and remote classes, both for students and professors. In general, active methodologies
contributed to a better acceptance of biochemistry content, facilitating the teaching-learning
process. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bioquímica | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Biochemistry | eng |
dc.subject | Active methodologies | eng |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Metodologias ativas no ensino de bioquímica: possibilidades e contribuições | por |
dc.title.alternative | Active methodologies in biochemistry teaching: possibilities and contributions | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A bioquímica é uma ciência interdisciplinar, presente no currículo de diversos cursos de nível
superior. Por conta da complexidade e abstração de seus conceitos, muitos estudantes a
percebem como uma disciplina desafiadora, principalmente os pertencentes ao primeiro
semestre dos cursos de graduação. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o ensino de
bioquímica passou a ocorrer de maneira online, trazendo novos desafios a estudantes e
docentes. Esse fato trouxe a necessidade de investigação de novos métodos capazes de
aprimorar o ensino remoto de bioquímica. As metodologias ativas são abordagens centradas
no aluno, que despertam a autonomia dos estudantes, sua motivação e proporcionam uma
aprendizagem significativa. Dessa forma, apresentam-se como uma importante ferramenta
para auxiliar no ensino remoto de bioquímica. O objetivo deste estudo foi avaliar as
contribuições de diferentes estratégias de aprendizagem ativa no processo de ensinoaprendizagem de bioquímica dos estudantes de graduação entre o período que antecede e
procede à pandemia da Covid-19. Para isso, foi investigado a partir de questionários a
percepção dos estudantes do primeiro semestre em uma disciplina remota de bioquímica
frente a diferentes estratégias de aprendizagem utilizando metodologias ativas: jogos, Peer
instruction e lousa interativa. Este trabalho ainda apresenta relatos de experiências de pósgraduandos do programa de pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica
(PPGBTox) da Universidade Federal de Santa Maria, que usaram as metodologias ativas
como ferramenta didática nos estágios de docência orientada. O uso de estratégias de
aprendizagem ativa no ensino de bioquímica trouxe resultados satisfatórios em relação à
motivação, à participação durante as aulas e no engajamento com os conteúdos, em aulas
presenciais e remotas, tanto para os discentes quanto para os docentes. De modo geral, as
metodologias ativas contribuíram para uma melhor aceitação dos conteúdos de bioquímica,
facilitando o processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Loro, Vania Lucia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6392817606416780 | por |
dc.contributor.referee1 | Chitolina, Maria Rosa | |
dc.contributor.referee2 | Clasen, Bárbara Estevão | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9977753961497711 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |