dc.description.resumo | As edições do Ateliê de Textos são sempre desafiadoras
e encantadoras, porque cada contexto em que o projeto é realizado traz sempre muitas reflexões e aprendizados aos envolvidos. Em 2020, para a 9ª edição do projeto, um desafio a mais
nos foi colocado: a impossibilidade de encontros presenciais
tanto na escola quanto na universidade, por conta das necessárias medidas de prevenção devido à pandemia da COVID-19.
Isso não nos impediu, contudo, de vivenciar o Ateliê de Textos
com intensidade e muita dedicação.
A alternativa foi adaptarmos, em vários aspectos, a dinâ-
mica do projeto, de modo que a eficácia da sua metodologia e a
qualidade dos seus resultados não fossem afetadas. A primeira
adaptação foi a modalidade: as ações com alunos-autores, mediadores e equipe de trabalho foram realizadas integralmente
na modalidade remota (com exceção de algumas ações da
coordenadora do projeto e equipe diretiva da escola parceira,
para distribuição de materiais e apoio a alunos, observando-se
sempre as medidas de biossegurança recomendadas).
Outras adaptações foram sendo realizadas durante o
planejamento de cada atividade a ser desenvolvida com os participantes no ambiente remoto. Usamos as plataformas Google
Classroom e Google Meet e muitas, muitas mensagens em
grupos no WhatsApp para as interações diárias.
Os integrantes da equipe do Ateliê de Textos, constituída
por acadêmicos de licenciatura e bacharelado em Letras e de
Produção Editorial, por acadêmicos da pós-graduação em Letras, por uma professora de Língua Portuguesa e professora de
Artes da escola parceira e por professoras formadoras da UFSM,
reuniram-se semanalmente no ambiente virtual para planejar,
avaliar e refletir sobre cada sequência de ações do projeto ao
longo dos cinco meses de sua organização e execução. [...] | por |