dc.creator | Pereira, Jaqueline Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T13:13:41Z | |
dc.date.available | 2023-05-23T13:13:41Z | |
dc.date.issued | 2023-04-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29163 | |
dc.description.abstract | Access to education is a fundamental right and a necessary condition for citizenship, autonomy,
and individual freedoms. Given the importance of providing quality education for
socioeconomic development, this study aims to analyze the infrastructure of institutions for
Professional and Technological Education in Rio Grande do Sul. To identify the origin and
intensity of infrastructure deprivations, a multidimensional approach was adopted through the
adaptation of the Alkire-Foster method. The multidimensional analysis allowed for a better
evaluation of the context of the infrastructure of EPT institutions in Rio Grande do Sul, not only
related to access and use of technology, but also to their basic conditions, access to human
resources, among others. Thus, data and information were collected on the educational situation
in Rio Grande do Sul, with a more detailed exploration of the microdata from the 2021 Basic
Education School Census, in order to plan the data presentation. When planning the data
presentation, 14 indicators describing the infrastructure conditions of the educational
institutions in Rio Grande do Sul that had enrolled students in 2021 were analyzed, including
federal, state, municipal, and private institutions. The study identified that federal institutions,
according to the evaluated criteria, did not show any deprivations, which can be explained by
the investments made in their infrastructure over the years. The School Infrastructure
Deprivation Index (IPIE) for the state of Rio Grande do Sul was 9.19%. Among the institutions
with higher IPIE were private institutions (16.50%), municipal institutions (8.30%), and state
institutions (4.26%). The best performance among the indicators used in the estimation of IPIE
was observed for the Access to basic services dimension. All 443 operating EPT institutions in
2021 had sanitary sewage. However, not all institutions have access to the Internet for use in
teaching and learning processes – particularly 57.14% of state institutions. In the Basic school
infrastructure dimension, 50% of municipal institutions lacked a library, and 94.73% of private
institutions lacked a cafeteria. In the Pedagogical support dimension, private institutions
showed 88% deprivation of laboratory assistants. Considering that the creation of
socioeconomic opportunities and human development requires access to formal education
systems, specific studies encompassing the scenario of institutions in Rio Grande do Sul are
needed. With the purpose of monitoring educational policies and investments, it is important to
conduct comparative studies between states over time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | por |
dc.subject | Método Alkire-Foster | por |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | por |
dc.subject | Professional and technological education | eng |
dc.subject | Alkire-Foster method | eng |
dc.subject | Economic development | eng |
dc.title | Análise multidimensional da infraestrutura das instituições de educação profissional tecnológica no Rio Grande do Sul (2021) | por |
dc.title.alternative | Multidimensional analysis of the infrastructure of the professional technological education institutes in Rio Grande do Sul (2021) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O acesso à educação, além de ser um direito fundamental, também é condição necessária para
a cidadania, autonomia e liberdades individuais. Considerando a importância da oferta de uma
educação de qualidade para o desenvolvimento socioeconômico, este estudo tem como objetivo
analisar a infraestrutura das instituições de Ensino Profissionalizante e Tecnológico no Rio
Grande do Sul. Para identificação da origem e intensidade das privações em infraestrutura, foi
adotada uma abordagem multidimensional através da adequação do método Alkire-Foster. A
análise multidimensional permitiu uma melhor avaliação do contexto da infraestrutura das
instituições que ofertam EPT no Rio Grande do Sul, não apenas condizentes ao acesso e ao uso
das tecnologias, como também de suas condições básicas, acesso a recursos humanos, entre
outros. Assim, realizou-se levantamentos de dados e de informações sobre a situação
educacional do Rio Grande do Sul, sendo explorados com mais detalhamento os microdados
do Censo Escolar da Educação Básica 2021. Ao planejar a exposição dos dados, foram
analisados 14 indicadores que descreveram as condições infraestruturais das instituições de
Ensino do Rio Grande do Sul que tiveram alunos matriculados em 2021, tanto em instituições
federais, estaduais e municipais, quanto em instituições particulares. O estudo identificou que
as instituições federais, segundo os critérios avaliados, não apresentaram privações. Isso
explica-se pelos investimentos feitos em sua infraestrutura aos longos dos anos. O Índice de
Privação da Infraestrutura Escolar (IPIE) para o estado gaúcho foi de 9,19%. Dentre as
instituições que apresentaram maior IPIE, estão as instituições particulares (16,50%), as
municipais (8,30%) e as estaduais (4,26%). O melhor desempenho dentre os indicadores
apreciados na estimação do IPIE foi observado para a dimensão Acesso aos serviços básicos.
Todas as 443 instituições EPT em funcionamento em 2021 apresentavam esgoto sanitário. No
entanto, nem todas as instituições possuem Acesso à Internet para uso nos processos de ensino
e aprendizagem – em especial, 57,14% das instituições estaduais. Na dimensão Infraestrutura
básica da escola, 50% das instituições municipais apresentam privação de biblioteca, e 94,73%
das instituições particulares não possuem refeitório. Na dimensão Apoio pedagógico, as
instituições particulares apresentaram 88% em privação de Auxiliares de laboratório(s). Ao
considerar que a criação de oportunidades socioeconômicas e do desenvolvimento humano
perpassam o acesso aos sistemas de ensino formal, sugere-se à necessidade de estudos
específicos que incorporem na análise o cenário das instituições educacionais do estado gaúcho.
Com o propósito do acompanhamento da política e dos investimentos educacionais parece
central promover uma análise temporal de estudos comparados, considerando os diferentes
estados brasileiros. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Sibele Vasconcelos de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8331391451940780 | por |
dc.contributor.referee1 | Lazaretti, Lauana Rossetto | |
dc.contributor.referee2 | Pauli, Rita Inês Paetzhold | |
dc.creator.Lattes | x | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Economia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |