dc.contributor.advisor | DOTTO, DALVA MARIA RIGHI | |
dc.creator | Souza, William Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T17:49:10Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T17:49:10Z | |
dc.date.issued | 2023-01-30 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, W.R. Marketing digital: mapeamento das informações existentes nos blogs de viagens brasileiros. 2022. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Gestão de Turismo - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29202 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | In this study, a survey of data from Brazilian blogs about travel was carried out,
seeking to identify the various information available that cater to different types of audiences
and the propagation of influencers in the tourist market, with the description and analysis in
tables to portray their general characteristics and destinations, also a focus on specific
information about tourism in Brazil. A blog is a website that aims to publish posts, with
content containing texts, videos and photos, which can become relevant to a digital
marketing strategy. Blogs related to the tourism sector are characterized by the
personalization in which the writer himself publishes articles and information experienced in
his travels, his daily life and/or past experiences. This study shows how tourism blogs have
become a trend and that their main tool is information, which is disseminated through the
perception of every detail, mapping and tips. It has become everyday to search for
information and, usually, the first thing to do before traveling is to search for information
about a destination. In this context, the intention of tourist blogs is to generate as much
information as possible using all the possibilities that social networking tools have to offer,
showing your opinion about tourist companies and, in this scenario, providing dissemination
of agencies, hotels, restaurants and offers. to tourist attractions. The results of the survey
showed that there is a standard of information common to all blogs, such as: e-books:
accommodation, tourist destinations, tourist itineraries, gastronomy and culture; service
information: restaurant, hotels, travel insurance, international chip and rent a car; social
networks: Instagram, Facebook, Twitter and Youtube. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Blogs de Turismo | por |
dc.subject | Marketing digital | por |
dc.subject | Influencers | por |
dc.subject | Turismo | por |
dc.subject | Tourism Blogs | eng |
dc.subject | Digital marketing | eng |
dc.subject | Influencers | eng |
dc.subject | Tourism | eng |
dc.title | Marketing digital: mapeamento das informações existentes nos blogs de viagens brasileiros | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo | por |
dc.description.resumo | Nesse estudo foi realizado um levantamento de dados de blogs brasileiros sobre
viagens, buscando identificar as diversas informações disponibilizadas que atendem a
diferentes tipos de públicos e a propagação de influencer no mercado turístico, com a
descrição e análise em quadros para retratação de suas características gerais e destinos,
também um foco nas informações específicas sobre o turismo no Brasil. Um blog é um site
que tem como objetivo a publicação de postagens, com conteúdo contendo textos, vídeos e
fotos, que podem se tornar relevantes para uma estratégia de marketing digital. Os blogs
relacionados ao setor de turismo caracterizam-se pela personalização em que o próprio
redator publica artigos e informações vivenciadas em suas viagens, seu cotidiano e/ou
experiências passadas. Esse estudo mostra como os blogs de turismo se tornaram uma
tendência e que sua principal ferramenta é a informação, que é divulgada por meio da
percepção de cada detalhe, de mapeamentos e de dicas. Tornou-se cotidiano buscar
informações e, normalmente a primeira coisa a se fazer antes de viajar é busca informações
de um destino. Neste contexto, a intenção dos blogs turísticos é gerar o máximo de
informações possíveis usando todas as possibilidades que as ferramentas de redes sociais
têm a oferecer, mostrando sua opinião sobre as empresas turísticas e, nesse cenário
proporcionar divulgação de agencias, hotéis, restaurantes e ofertas a atrativos turísticos. Os
resultados do levantando demonstraram que há um padrão de informações comum a todos
os blogs, tais como: e-books: hospedagem, destinos turísticos, roteiros turísticos,
gastronomia e cultura; informações de serviços: restaurante, hotéis, seguro de viagem, chip
internacional e alugar carro; redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |