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dc.contributor.advisorRibeiro, Marcelo
dc.creatorTauchen, Eliza Ramirez
dc.date.accessioned2023-05-25T17:59:25Z
dc.date.available2023-05-25T17:59:25Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationTAUCHEN, E.R. Mobilidade acadêmica e hospitalidade na Universidade Federal de Santa Maria. 2023. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Gestão de Turismo - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29203
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe internationalization of Higher Education Institutions, especially academic mobility programs, are increasingly in evidence in the globalized world in which we live, being one of the most immersive ways to acquire professional and personal experiences. Considering this scenario, this study aims to understand how academic mobility programs occur at UFSM and how students are welcomed during their exchange. The objective was to identify existing agreements and the profile of the participants in a five-year exchange period (2015-2019) in order to understand, for example, to what extent UFSM became hospitable and what strategies have been adopted by the institution to promote internationalization. The study was carried out through quantitative and qualitative analysis, divided into three phases of data collection: documentary research, questionnaires sent to exchange students and interviews with the International Affairs Office (SAI) staff. The results of the analysis showed that most of the motilities were through multilateral agreements such as AUGM (Asociación de Universidades Grupo Montevideo) and that almost 75% of the international students were from South America. The exchanges were carried out in several areas, such as Rural and Social Sciences, either at undergraduate or graduate level. As for hospitality, almost 70% of participants reported having felt totally welcomed during their stay and having participated in various welcoming actions. By analysing the data, it is possible to conclude that SAI has a very important role in promoting internationalization, in addition to the fact that the academic mobility experience widely favors the personal and professional growth of the participants, although there is still a need for greater cultural exchanges among International and Brazilian students and the development of actions to help overcome the difficulties in communication of international students during the mobility period at UFSM.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInternacionalização Universitáriapor
dc.subjectMobilidade Acadêmicapor
dc.subjectHospitalidadepor
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectExchange Mobilityeng
dc.subjectHospitalityeng
dc.titleMobilidade acadêmica e hospitalidade na Universidade Federal de Santa Maria.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismopor
dc.description.resumoA internacionalização das Instituições de Ensino Superior, em especial os programas de mobilidade acadêmica estão cada vez mais em evidência no mundo globalizado em que vivemos por se tratarem de uma das formas mais imersivas de adquirir experiências profissionais e pessoais. Considerando esse cenário, este trabalho tem como objetivo compreender como funcionam os programas de mobilidade acadêmica na UFSM e como os alunos são acolhidos durante seu intercâmbio. Procurou-se identificar os convênios existentes e o perfil dos participantes em um recorte temporal de cinco anos (2015-2019) para entender, por exemplo, em que medida a UFSM se tornou hospitaleira e quais estratégias foram adotadas pela instituição para promover a internacionalização. Para tanto, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas, divididas em três fases de coleta de dados: pesquisa documental, envio de questionários aos intercambistas e entrevista com representantes da Secretaria de Apoio Internacional – SAI. Os resultados da análise mostraram que maior parte das mobilidades na UFSM foi através de convênios multilaterais como a AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevidéu) e que quase 75% dos alunos internacionais era da América do Sul. Os intercâmbios foram realizados em diversas áreas, sendo, em maioria, Ciências Rurais e Sociais, tanto na graduação como na pós-graduação. Quanto à hospitalidade, quase 70% dos participantes relataram ter se sentido totalmente acolhidos durante sua estadia e terem participado de variadas ações de acolhimento. Pela análise dos dados é possível concluir que a SAI tem um papel importantíssimo na promoção da internacionalização, além de que a experiência da mobilidade acadêmica favorece amplamente o crescimento pessoal e profissional dos participantes, ainda que exista a necessidade de maiores trocas culturais entre alunos internacionais e brasileiros e o desenvolvimento de ações que ajudem a superar os dificuldades na comunicação dos estudantes internacionais durante o período de mobilidade na UFSM.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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