Mostrar registro simples

dc.creatorNeco, Xasmênia Silva
dc.date.accessioned2023-05-29T14:59:38Z
dc.date.available2023-05-29T14:59:38Z
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29237
dc.description.abstractAging occurs naturally in the lives of all human beings, and can cause physical and cognitive changes. Cognitive training brings many benefits and improves the quality of life of the elderly. However, there are still few studies on cognitive training through telepractice. This study aimed to develop cognitive training for the virtual environment and verify its applicability and effectiveness in elderly women. Two elderly women participated in this study, both 67 years old at the beginning of the treatment. As inclusion criteria, participants should: be between 60 and 75 years old; having Brazilian Portuguese as first language; be available to participate in cognitive training twice a week; never having done cognitive training; have wi-fi internet and computer/cell phone; were literate (at least first grade of elementary school) and; having participated in the Intervention Program through the Pilates Method. As exclusion criteria: showing signs of cognitive decline (identified through the Mini Mental State Examination - MMSE); present signs of moderate to severe depression (identified through the Geriatric Depression Scale - GDS-15); present significant hearing loss in a way that would impair comprehension; have uncorrected visual impairment. Cognitive training was developed based on the main complaints presented by the elderly women regarding attention and memory, based on data obtained through the application of the questionnaires: PTA-II Attention Questionnaire and Prospective and Retrospective Memory Questionnaire – PRMQ. The tasks developed for the training were judged by three doctoral psychologists and experts in the field of geriatric neuropsychology. Before starting the telepractice, the elderly women underwent initial neuropsychological assessments and after training, as well as 30 days without cognitive stimulation. For this purpose, the Brief Neuropsychological Assessment Instrument - NEUPSILIN, the Rey Auditory-Verbal Learning Test-RAVLT, the Rey Complex Figure and the Psychological Battery for Attention Assessment - BPA were applied. Data were analyzed descriptively. The training was carried out through the Google Meet platform, lasting 12 sessions of 50 minutes each. It was possible to verify positive effects on cognition, mainly in the domains of perception, language and memory. Cognitive training helped the elderly to maintain healthy cognitive processes, as well as to acquire cognitive gains.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdosopor
dc.subjectEnvelhecimento saudávelpor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectTeleterapiapor
dc.subjectAgedeng
dc.subjectHealthy agingeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectAttentioneng
dc.subjectTeletherapyeng
dc.titleTreinamento cognitivo em idosas por meio do teleatendimentopor
dc.title.alternativeCognitive training in the elderly through telepracticeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO envelhecimento é algo natural na vida de todos os seres humanos, podendo causar alterações tanto físicas como cognitivas. Sabe-se que o treinamento cognitivo traz diversos benefícios e melhora a qualidade de vida dos idosos. No entanto, ainda há poucos estudos sobre o treinamento cognitivo por meio do teleatendimento. A partir disso, este estudo teve como objetivo elaborar um treino cognitivo para o meio virtual e verificar sua aplicabilidade e eficácia em idosas. Participaram da pesquisa duas idosas, ambas com 67 anos de idade, no início do atendimento. Como critério de inclusão as participantes deveriam: ter de 60 a 75 anos; ter o Português Brasileiro como primeira língua; ter disponibilidade para participar do treinamento cognitivo duas vezes por semana; nunca ter feito treinamento cognitivo; ter internet wi-fi e computador/celular; que fossem alfabetizadas (no mínimo primeira série do ensino fundamental) e; ter participado do Programa de Intervenção por meio do Método Pilates. Como critérios de exclusão: apresentar sinais de declínio cognitivo (identificado por meio do Mini Exame de Estado Mental- MEEM); apresentar sinais de depressão de grau moderado a grave (identificados por meio da Escala de Depressão Geriátrica - GDS-15); apresentar perda auditiva significativa de forma que prejudicasse a compreensão; apresentar deficiência visual não corrigida. O treinamento cognitivo foi elaborado com base nas principais queixas apresentadas pelas idosas quanto à atenção e memória, a partir dos dados obtidos por meio da aplicação dos questionários: PTA-II questionário da atenção e Prospective and Retrospective Memory Questionnaire – PRMQ. As tarefas elaboradas para o treinamento foram julgadas por três psicólogas doutoras e experts na área da neuropsicologia geriátrica. Antes de iniciar o teleatendimento, às idosas foram submetidas a avaliações neuropsicológicas iniciais e logo após o treinamento, bem como 30 dias sem estimulação cognitiva. Para tanto, foram aplicados o Instrumento Breve de Avaliação Neuropsicológica - NEUPSILIN, o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey- RAVLT, a Figura Complexa de Rey e a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção - BPA. Os dados foram analisados descritivamente. Os treinamentos foram feitos por meio da plataforma Google Meet, com duração de 12 sessões de 50 minutos cada. Foi possível verificar efeitos positivos na cognição, principalmente nos domínios percepção, linguagem e memória. O treinamento cognitivo auxiliou as idosas a manterem os processos cognitivos saudáveis, bem como adquirir ganhos cognitivos.por
dc.contributor.advisor1Pagliarin, Karina Carlesso
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8613213743222996por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Camila Rosa de
dc.contributor.referee1Keske-Soares, Márcia
dc.contributor.referee2Carlesso, Janaína Pereira Pretto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7693552104759177por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International