dc.creator | Rosa, Karen Sihe Lima da | |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T19:06:27Z | |
dc.date.available | 2023-06-02T19:06:27Z | |
dc.date.issued | 2023-03-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29298 | |
dc.description.abstract | The experience of transition to motherhood is presented as a specific phase of the
psycho-affective development of the woman who becomes a mother, and involves
profound changes in identifications. When considering the social withdrawal that
occurred during the covid-19 pandemic, the present study highlights the relevance of
such deprivation for women who experienced the transition to motherhood, this
unique and significant moment in their lives, during this period. From this, the present
exploratory qualitative study aimed to understand the experience of women in
becoming mothers during the Covid-19 pandemic, as well as to identify the support
network of women in this context. Five women participated, who became mothers in
the midst of the Covid-19 pandemic, between March and August 2020, in a city in
the interior of the state of Rio Grande do Sul. Data collected through a
sociodemographic questionnaire, an interview about the Transition of Motherhood
During the Pandemic and the Network Map were submitted to Content Analysis. The
results were presented in the format of two scientific articles: “Maternity
construction: becoming a mother of the first child in the context of the Covid-19
pandemic.” and “The support network in the transition to motherhood during the
pandemic: accessibility and availability”. Loneliness, exhaustion, anxieties, anxieties,
doubts and fears were identified as feelings and sensations that were part of the
experience of becoming a mother in the study participants. Predominantly on issues
of breastfeeding and the few hours of sleep. Another propelling point of anguish was
the need that the participants felt, for a reconstruction of the identity and the
construction of the mother's identity. It is considered relevant to develop interventions
aimed at women's health in the process of becoming mothers. There was a female
predominance in the participants' bonds. However, the two main links in the network
that offered the most support were the partner and the mother's mother. It is
considered relevant to improve knowledge about significant personal networks, in
order to make it possible to place them even more in the spotlight, taking into account
their essential existence and functioning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Maternidade | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Transição | por |
dc.subject | Maternity | eng |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Transition | eng |
dc.title | O tornar-se mãe em meio à pandemia do Covid-19 e a rede de apoio para a maternidade | por |
dc.title.alternative | Becoming a mother in the midst of the Covid-19 pandemic and the support network for maternity | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A experiência de transição para a maternidade se apresenta como uma fase específica do
desenvolvimento psicoafetivo da mulher que se torna mãe, e envolve mudanças profundas
de identificações. Ao considerar o afastamento social ocorrido durante a pandemia do
covid-19, o presente estudo ressalta a relevância de tal privação para as mulheres que
experienciaram a transição para a maternidade, esse momento singular e significativo de
suas vidas, durante esse período. A partir disso, o presente estudo qualitativo exploratório
objetivou compreender a experiência das mulheres ao se tornarem mães durante a
pandemia do Covid-19, bem como identificar a rede de apoio das mulheres nesse
contexto. Participaram cinco mulheres, que se tornaram mães em meio à pandemia do
Covid-19, entre os meses de março a agosto de 2020, em uma cidade do interior do estado
do Rio Grande do Sul. Os dados coletados através de um questionário sociodemográfico,
de uma entrevista acerca da Transição da Maternidade Durante a Pandemia e do Mapa de
Redes, foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados foram apresentados em
formato de dois artigos científicos: “Construção da Maternidade: o tornar-se mãe do(a)
primeiro(a) filho(a) no contexto da pandemia do Covid-19.” e “A rede de apoio na
transição para a maternidade durante a pandemia: acessibilidades e disponibilidades”.
Identificou-se solidão, exaustão, angústias, ansiedades, dúvidas e receios como
sentimentos e sensações que fizeram parte da experiência do tornar-se mãe nas
participantes do estudo. Com predominância nas questões da amamentação e das poucas
horas de sono. Outro ponto propulsor de angústias foi a necessidade que as participantes
sentiram, de uma reconstrução da identidade e da construção da identidade de mãe.
Considera-se relevante a elaboração de intervenções que visem a saúde das mulheres no
processo de tornarem-se mães. Constatou-se uma predominância feminina nos vínculos
das participantes. Entretanto, os dois principais vínculos da rede que ofereceram maior
suporte foram o companheiro e a mãe da mãe. Considera-se relevante aprimorar o
conhecimento acerca das redes pessoais significativas, a fim de possibilitar colocá-las ainda mais em destaque, levando em conta a sua imprescindível existência e
funcionamento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Caroline Rubin Rossato | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1255468125800328 | por |
dc.contributor.referee1 | Vivian , Aline Groff | |
dc.contributor.referee2 | Arpini , Dorian Monica | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1956573599781126 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |