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dc.creatorFlores, Mariana Rodrigues
dc.date.accessioned2023-06-07T17:33:08Z
dc.date.available2023-06-07T17:33:08Z
dc.date.issued2012-03-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29348
dc.description.abstractThis study was guided by psychoanalytic and enunciative theoretical approaches. The purpose of this study is to investigate the relationships between the presence of risks to the child development and exercise of maternal and paternal functions, and their effects on the language acquisition process by babies as occupying a place of enunciation. The method consisted of a qualitative design with a sample of three children who present developmental risk, which is, mainly, related to paternal function. The childre were evaluated from 0 to 18 months after the, and a semi structured interview with parents, which were verified according to content analysis. Besides, there were filmed samples of each child with their fathers and mothers, who were analyzed through the Silva’s (2007) enunciative language acquisition aproach and language evaluation theoretical principles (SURREAUX, 2006; CARDOSO, 2010), that have Benveniste as theoretical reference. The results of the study showed that the risks were found in parent’s speeches, what evidenced weakness by fathers to establish their function in all cases; moreover, it was observed that the children were construting language semiotic level , but the dialogue were restrict to a single interlocutor, the mother, what is related, in the analyzed cases, to difficulty of mother-baby separation and the no establishment of paternal function. This study demonstrates the relevance of further studies to increase the precocious detection in cases of psychical risk before the pathologies are installed in children. The language data demonstrated that the enunciative aproach brings important aspects for research language analisys and that it qualifies early detection and intervention.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectEnunciaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectIRDIspor
dc.subjectFunções parentaispor
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectEnunciationeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectParenthood functioneng
dc.titleExercício das funções parentais e funcionamento de linguagem em três casos de risco psíquicopor
dc.title.alternativeFunctions and language mechanisms in three cases of psychic riskeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi norteada pelas concepções teóricas psicanalítica e enunciativa tendo como objetivos investigar as relações entre presença de risco ao desenvolvimento infantil e o exercício das funções materna e paterna, e seus efeitos no processo de aquisição da linguagem pelos bebês de um ponto de vista da ocupação de um lugar enunciativo. O método utilizado consistiu em delineamento qualitativo tendo como amostra três crianças que apresentaram risco ao desenvolvimento, sobretudo, no eixo função paterna. Foram acompanhadas dos 0 aos 18 meses a partir dos Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil, de entrevistas semiestruturadas com os pais analisadas conforme análise de conteúdo. Filmagens de cada criança com seus pais e mães também foram realizadas, as quais foram analisadas a partir de um deslocamento da proposta enunciativa de aquisição da linguagem de Silva (2007) e de princípios teóricos em avaliação da linguagem (SURREAUX, 2006; CARDOSO, 2010), que possuem como referência teórica Benveniste. Os resultados do estudo demonstraram que os riscos detectados apareceram nas falas dos pais, o que evidenciou a fragilidade do estabelecimento da função paterna nos três casos; ainda, constatou-se que as crianças estão construindo bem o nível semiótico da língua, contudo, o uso da mesma se restringe a um interlocutor, a mãe, o que está relacionado nos casos analisados à dificuldade de separação mãe-bebê e a não entrada da função paterna. O estudo demonstra a relevância de estudos futuros para ampliação da detecção precoce nos casos de risco psíquico antes que patologias psíquicas se instalem. Os dados de linguagem demonstram que a proposta enunciativa traz elementos importantes para a análise da linguagem infantil e que pode qualificar o processo de detecção e intervenção precoces.por
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7859963389320763por
dc.contributor.referee1Machado, Renata Mancopes
dc.contributor.referee2Trois, João Fernando
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7376460832162335por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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