dc.creator | Flores, Mariana Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T17:33:08Z | |
dc.date.available | 2023-06-07T17:33:08Z | |
dc.date.issued | 2012-03-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29348 | |
dc.description.abstract | This study was guided by psychoanalytic and enunciative theoretical approaches. The purpose
of this study is to investigate the relationships between the presence of risks to the child
development and exercise of maternal and paternal functions, and their effects on the
language acquisition process by babies as occupying a place of enunciation. The method
consisted of a qualitative design with a sample of three children who present developmental
risk, which is, mainly, related to paternal function. The childre were evaluated from 0 to 18
months after the, and a semi structured interview with parents, which were verified according
to content analysis. Besides, there were filmed samples of each child with their fathers and
mothers, who were analyzed through the Silva’s (2007) enunciative language acquisition
aproach and language evaluation theoretical principles (SURREAUX, 2006; CARDOSO,
2010), that have Benveniste as theoretical reference. The results of the study showed that the
risks were found in parent’s speeches, what evidenced weakness by fathers to establish their
function in all cases; moreover, it was observed that the children were construting language
semiotic level , but the dialogue were restrict to a single interlocutor, the mother, what is
related, in the analyzed cases, to difficulty of mother-baby separation and the no
establishment of paternal function. This study demonstrates the relevance of further studies to
increase the precocious detection in cases of psychical risk before the pathologies are installed
in children. The language data demonstrated that the enunciative aproach brings important
aspects for research language analisys and that it qualifies early detection and intervention. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Enunciação | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | IRDIs | por |
dc.subject | Funções parentais | por |
dc.subject | Psychoanalysis | eng |
dc.subject | Enunciation | eng |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Parenthood function | eng |
dc.title | Exercício das funções parentais e funcionamento de linguagem em três casos de risco psíquico | por |
dc.title.alternative | Functions and language mechanisms in three cases of psychic risk | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi norteada pelas concepções teóricas psicanalítica e enunciativa tendo como
objetivos investigar as relações entre presença de risco ao desenvolvimento infantil e o
exercício das funções materna e paterna, e seus efeitos no processo de aquisição da linguagem
pelos bebês de um ponto de vista da ocupação de um lugar enunciativo. O método utilizado
consistiu em delineamento qualitativo tendo como amostra três crianças que apresentaram
risco ao desenvolvimento, sobretudo, no eixo função paterna. Foram acompanhadas dos 0 aos
18 meses a partir dos Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil, de entrevistas
semiestruturadas com os pais analisadas conforme análise de conteúdo. Filmagens de cada
criança com seus pais e mães também foram realizadas, as quais foram analisadas a partir de
um deslocamento da proposta enunciativa de aquisição da linguagem de Silva (2007) e de
princípios teóricos em avaliação da linguagem (SURREAUX, 2006; CARDOSO, 2010), que
possuem como referência teórica Benveniste. Os resultados do estudo demonstraram que os
riscos detectados apareceram nas falas dos pais, o que evidenciou a fragilidade do
estabelecimento da função paterna nos três casos; ainda, constatou-se que as crianças estão
construindo bem o nível semiótico da língua, contudo, o uso da mesma se restringe a um
interlocutor, a mãe, o que está relacionado nos casos analisados à dificuldade de separação
mãe-bebê e a não entrada da função paterna. O estudo demonstra a relevância de estudos
futuros para ampliação da detecção precoce nos casos de risco psíquico antes que patologias
psíquicas se instalem. Os dados de linguagem demonstram que a proposta enunciativa traz
elementos importantes para a análise da linguagem infantil e que pode qualificar o processo
de detecção e intervenção precoces. | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Paula Ramos de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7859963389320763 | por |
dc.contributor.referee1 | Machado, Renata Mancopes | |
dc.contributor.referee2 | Trois, João Fernando | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7376460832162335 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Fonoaudiologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |