Mostrar registro simples

dc.creatorNunes, Nairam Castanho
dc.date.accessioned2023-06-07T19:41:50Z
dc.date.available2023-06-07T19:41:50Z
dc.date.issued2023-04-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29355
dc.description.abstractThe objective of this study, as an area of concentration in sociocultural and pedagogical studies of Physical Education, is to present an analysis of the function of the school space and the Leisure space and what exists in common between them, in the sense of understanding. Regarding methodology, the study is characterized by bibliographical research and the discussion of results and possibilities will be presented in the form of an article, with the intention of answering our research problem: What is common between the role of school Physical Education and the role of Leisure? We followed a path that provided an understanding of the role of the school, the role of school Physical Education and Leisure and what is common between these spaces and the existence or not of the possibility of working Leisure in School Physical Education. Our hypothesis that a mistake is established when we understand that Physical Education should develop the practice of Leisure at School was confirmed, accompanied by the understanding that this mistake is sustained by the fact that both spaces work with the dimension of body culture, in addition to that, both in Leisure and in Physical Education at school, corporal practices can be developed through ludic experiences. However, they constitute spaces with different objectives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectLeisureeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleEducação física escolar e lazer: aproximações e distanciamentospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo, como área de concentração em estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física, é apresentar uma análise da função do espaço escolar e do espaço do Lazer e o que existe em comum entre eles, no sentido de entender. Em relação à metodologia, o estudo se caracteriza pela pesquisa bibliográfica e a discussão resultados e possibilidades serão apresentadas em forma de um artigo, com a intenção de responder a nossa problemática de pesquisa: O que há de comum entre a função da Educação Física escolar e a função do Lazer? Percorremos um caminho que proporcionou apresentar o entendimento da função da escola, a função da Educação Física escolar e do Lazer e o que existe de comum entre estes espaços e a existência ou não, da possibilidade de trabalhar o Lazer na Educação Física escolar. Nossa hipótese de que se estabelece um equívoco quando entendemos que na Escola a Educação Física deve desenvolver a prática do Lazer foi confirmada, acompanhado de o entendimento de que esse equívoco se sustenta pelo fato de que ambos os espaços trabalham com a dimensão da cultura corporal, além de que, tanto no Lazer quanto na Educação Física escolar, podem-se desenvolver práticas corporais através de experiências lúdicas. Porém, constituemse em espaços com objetivos diferentes.por
dc.contributor.advisor1Souza, Maristela da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7685329921498975por
dc.contributor.referee1Marin, Elizara Carolina
dc.contributor.referee2Barboza, Mônica Corrêa de Borba
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1396128329545031por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International