dc.creator | Nunes, Nairam Castanho | |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T19:41:50Z | |
dc.date.available | 2023-06-07T19:41:50Z | |
dc.date.issued | 2023-04-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29355 | |
dc.description.abstract | The objective of this study, as an area of concentration in sociocultural and
pedagogical studies of Physical Education, is to present an analysis of the function of
the school space and the Leisure space and what exists in common between them,
in the sense of understanding. Regarding methodology, the study is characterized by
bibliographical research and the discussion of results and possibilities will be
presented in the form of an article, with the intention of answering our research
problem: What is common between the role of school Physical Education and the
role of Leisure? We followed a path that provided an understanding of the role of the
school, the role of school Physical Education and Leisure and what is common
between these spaces and the existence or not of the possibility of working Leisure in
School Physical Education. Our hypothesis that a mistake is established when we
understand that Physical Education should develop the practice of Leisure at School
was confirmed, accompanied by the understanding that this mistake is sustained by
the fact that both spaces work with the dimension of body culture, in addition to that,
both in Leisure and in Physical Education at school, corporal practices can be
developed through ludic experiences. However, they constitute spaces with different
objectives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Lazer | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Leisure | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.title | Educação física escolar e lazer: aproximações e distanciamentos | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo, como área de concentração em estudos socioculturais e
pedagógicos da Educação Física, é apresentar uma análise da função do espaço
escolar e do espaço do Lazer e o que existe em comum entre eles, no sentido de
entender. Em relação à metodologia, o estudo se caracteriza pela pesquisa
bibliográfica e a discussão resultados e possibilidades serão apresentadas em forma
de um artigo, com a intenção de responder a nossa problemática de pesquisa: O
que há de comum entre a função da Educação Física escolar e a função do Lazer?
Percorremos um caminho que proporcionou apresentar o entendimento da função
da escola, a função da Educação Física escolar e do Lazer e o que existe de comum
entre estes espaços e a existência ou não, da possibilidade de trabalhar o Lazer na
Educação Física escolar. Nossa hipótese de que se estabelece um equívoco quando
entendemos que na Escola a Educação Física deve desenvolver a prática do Lazer
foi confirmada, acompanhado de o entendimento de que esse equívoco se sustenta
pelo fato de que ambos os espaços trabalham com a dimensão da cultura corporal,
além de que, tanto no Lazer quanto na Educação Física escolar, podem-se
desenvolver práticas corporais através de experiências lúdicas. Porém, constituemse em espaços com objetivos diferentes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maristela da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7685329921498975 | por |
dc.contributor.referee1 | Marin, Elizara Carolina | |
dc.contributor.referee2 | Barboza, Mônica Corrêa de Borba | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1396128329545031 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |