Comportamento de combustíveis no solo
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Data
2005-02-24Primeiro membro da banca
Inda Junior, Alberto Vasconcellos
Segundo membro da banca
Dalmolin, Ricardo Simão Diniz
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O uso do petróleo como principal base energética do planeta, traz consigo
graves conseqüências. A destilação fracionada do petróleo bruto gera
hidrocarbonetos considerados contaminantes ambientais, e ambos os processos de
prospecção, refino, armazenamento e distribuição possuem risco de impacto
ambiental intrínseco. Contaminações por derrames de combustíveis durante o
transporte contribuem significativamente para poluição do meio ambiente,
comprometendo a dinâmica dos ecossistemas e conseqüentemente a saúde dos
seres vivos. O objetivo deste trabalho foi explorar como os conhecimentos sobre
relações solo-água podem ser utilizados para entender os mecanismos de
movimento de combustíveis (gasolina e diesel) no solo, tendo como referencial
prático uma situação real de acidente ambiental, gerando subsídios que venham a
contribuir na escolha adequada das diversas técnicas utilizadas para remediação de
acidentes ambientais. Após o estudo de campo, foram conduzidos ensaios
laboratoriais de condutividade “hidráulica”. A facilidade da gasolina aditivada com
etanol de interagir com a fase aquosa demonstra o aumento do seu potencial como
contaminante do solo, águas subterrâneas e superficiais. O uso de técnicas
simplificadas de avaliação da condutividade hidráulica da água pela Ciência do Solo,
pode ser usada para obter informações sobre o comportamento fluidodinâmico de
líquidos apolares em meios porosos passiveis de sofrerem acidentes ambientais
envolvendo derrame de combustíveis.
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