Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPedrazzi, Fernanda Kieling
dc.creatorSilva, Nadine Laura da
dc.date.accessioned2023-06-15T18:28:30Z
dc.date.available2023-06-15T18:28:30Z
dc.date.issued2016-07-05
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationSILVA, N. L. Formação em arquivologia na Universidade Federal de Santa Maria: certezas e incertezas acadêmicas. 2016. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)–Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29446
dc.description.abstractThis research was elaborated in the work of discipline Archivology Course Course Completion of the Federal University of Santa Maria, with the theme Training Archivology the Federal University of Santa Maria. Faced with a dismal academic, it was felt necessary to seek the reasons that led to it. Throughout the development of the course it was realized that other students also felt discouraged. The overall objective of Archivology UFSM course is to train professionals able to act creatively and effectively in activities that lead to the value of the awareness of archives and the preservation of them, planning, organizing and directing public and private archives. Therefore, it is important that the course curriculum is consistent with these objectives. It is believed that it is the responsibility of the professionals change demotivating image of the course, which in turn, in the course of Archivology UFSM it appears that currently does not occur. The current course curriculum is from the year 2004, and for a long time has been considering a makeover, also considering this fact we decided to do a data survey and a theoretical framework grounded in educational didactics, thus making a relationship opinion of dropout students, current students and also teachers. Uncertainties invade the educational setting, not just from an institutional point of view, but also from the point of view of the construction of the professional identity of teachers. The role of teachers have vital significance in the preparation of new professionals and construction of archival knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIncertezaspor
dc.subjectArquivologiapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectUncertaintieseng
dc.subjectArchivaleng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleFormação em arquivologia na Universidade Federal de Santa Maria: certezas e incertezas acadêmicaspor
dc.title.alternativeTraining archivology the Federal University of Santa Maria: certainties and uncertainties academicseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationArquivologiapor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi elaborada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como tema Formação em Arquivologia na Universidade Federal de Santa Maria. Diante de um desânimo da acadêmica, achou-se necessário procurar os motivos que levaram a isso. Ao longo do desenvolvimento do Curso percebeu-se que outros alunos também se sentiam desanimados. O objetivo geral do Curso de Arquivologia da UFSM é formar um profissional capaz de atuar de forma criativa e eficiente em atividades que conduzam à conscientização do valor dos arquivos e a preservação dos mesmos, planejando, organizando e dirigindo arquivos públicos e privados. Sendo assim, é importante que o currículo do Curso esteja de acordo com esses objetivos. Acredita-se que é responsabilidade dos profissionais mudar a imagem desmotivadora do Curso, o que por vez, no curso de Arquivologia da UFSM infere-se que atualmente não ocorre. O atual currículo do Curso é do ano de 2004, sendo que há um bom tempo vem se pensando em sua reformulação, considerando também este fato resolveu-se fazer um levantamento de dados e um referencial teórico embasado na didática educacional, fazendo assim uma relação da opinião dos alunos evadidos, dos atuais acadêmicos e também dos professores.As incertezas invadem o cenário educacional, não apenas do ponto de vista institucional, como também do ponto de vista da construção da identidade profissional dos professores. O papel dos docentes têm significado vital na preparação de novos profissionais e na construção dos conhecimentos arquivísticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto