dc.contributor.advisor | COGOY, Eliana Mourgues | |
dc.creator | Pereira, Eloivane Brecher | |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T18:01:45Z | |
dc.date.available | 2023-06-16T18:01:45Z | |
dc.date.issued | 2019-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, E. B. Serviço social na educação: desafios e possibilidades da atuação. 2019. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29485 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The final paper presented here is a continuity of the reflections created in the process
of the mandatory curricular internship. These reflections are concerned to the
performance of the social assistant at education, more specifically, in relation to the
challenges found in the work processes, the use of technical-operative instruments
and, besides, this paper aims to analyse, using data collection, the socio-economic
profile of scholarship students of Nossa Senhora de Fátima School, the field of
developing of the mandatory curricular internship, and of Nossa Senhora do
Cenáculo School. The discussion of this paper seeks to approach concepts focused
on the origin of Social Service as a profession in this country, making it necessary to
present expressions of social issue as the subject of the work of the social assistant.
For this purpose, the paper adopts conceptions of authors of Social Service field,
which approach relevant discussions for this issue, through papers and texts.
Moreover, interpretations on the origin of education and performance of Social
Service are presented here, pointing out its challenges and possibilities as an
educational professional. This paper also promotes a further understanding of
theoretical discussion in terms of the interventional dimension of the profession,
highlighting its singularities, in order to perform at the head at the set built by family,
institution and the Social Service student. Therefore, for the foregoing, this paper
proposes a problematization in relation to the two institutions mentioned before, in
which, it identifies, through data collection obtained by means of the socio-economic
reports of the scholarship students, that the profile of them is basically equal. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Atuação | por |
dc.subject | Perfil socioeconômico | por |
dc.subject | Social Service | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Performance | eng |
dc.subject | Socio-economic Profile | eng |
dc.title | Serviço social na educação: desafios e possibilidades da atuação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso que aqui se apresenta, é uma continuidade das
reflexões criadas no processo de estágio curricular obrigatório. Tais reflexões dizem
respeito à atuação do/a assistente social na educação, mais especificadamente, em
relação aos desafios encontrados nos seus processos de trabalho, o uso dos
instrumentais técnico-operativos e, para, além disso, tem como objetivo, analisar, por
meio do levantamento de dados, o perfil socioeconômico dos estudantes bolsistas
do Colégio Nossa Senhora de Fátima, campo de realização do estágio curricular
obrigatório, e da Escola Nossa Senhora do Cenáculo. A discussão que aqui se
apresenta busca abordar conceitos centrados na origem do Serviço Social como
profissão no país, fazendo-se necessário realizar a apresentação das expressões da
questão social como objeto de trabalho do assistente social. Para tanto, usa
concepções de autores da área do Serviço Social, que tratam de discussões
pertinentes a este assunto, na forma de artigos e textos. Também, apresentam-se
aqui, interpretações sobre a origem da educação e da atuação do Serviço social,
explanado seus desafios e possibilidades como profissional da educação. O trabalho
promove um aprofundamento da discussão teórica, a respeito da dimensão
interventiva da profissão, destacando suas singularidades, na forma de atuar frente
ao conjunto formado pela família, instituição, estudante e Serviço Social. Com isso,
o trabalho propõe uma problematização em volta das duas instituições citadas
anteriormente, na qual, identifica, através do levantamento de dados obtido por meio
das fichas socioeconômicas dos estudantes bolsistas, que, o perfil dos mesmos, é
paralelamente igual. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |