Recursos intangíveis de uma empresa de tecnologia sob a perspectiva da análise de redes organizacionais
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Data
2023-03-21Primeiro membro da banca
Bobsin, Debora
Segundo membro da banca
Almeida, Damiana Machado de
Metadata
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Os ativos intangíveis influenciam cada vez mais no valor de mercado das organizações
(IAZZOLINO e PIETRANTONIO, 2005), visto que a singularidade destes recursos interfere
diretamente em seu poder econômico (DRUCKER, 1993; LÉVY e AUTHIER, 1995;
BROOKING, 1996; NONAKA e TAKEUSHI, 2006, QUINN, 1992; DE CARVALHO, 1999;
SVEIBY, 1998) e proposição de valor (BARNEY, 2001; PENROSE, 1995). Porém, enquanto
os ativos intangíveis destacam as diferenciações e vantagens competitivas das organizações,
também impõem ao mercado o desafio de encontrar novas formas de avaliação de seu
desempenho e influência sobre os resultados (KAYO et al., 2006). A Auditoria de Recursos
Intangíveis é uma metodologia de análise para ambientes em constante evolução, que leva em
consideração os conceitos de capacidades dinâmicas, nos quais uma perspectiva de redes
promove sua compreensão (UJWARY-GIL, 2020). Os aspectos dinâmicos da auditoria são
potencializados pela inclusão de instrumentos de Análise de Redes Organizacionais, que
permitem diagnosticar as inter-relações entre os diversos objetos de análise, que não são atores
isolados, mas sim as relações interdependentes no contexto organizacional (BORGATTI,
EVERETT e JOHNSON, 2018). Destaca-se que na economia baseada em conhecimento, os
recursos intangíveis são determinantes para o crescimento e aumento da competitividade
organizacional (CRICELLI e GRIMALDI, 2008; MORGAN et al., 2019). Para organizações
estruturadas em torno da Tecnologia da Informação, conhecer os recursos informáticos ou
ativos de informação é base para um ambiente onde o conhecimento possa fluir de maneira
segura e confiável (PEREIRA et al., 2016; BREWER et al., 2018). Este estudo se propôs a
analisar a rede de recursos de informação, conhecimento e tarefas no Grupo Voalle e identificar
sua relação com os objetivos organizacionais e criação de valor, por meio da Auditoria de
Recursos Intangíveis. A fim de atingir o objetivo principal, realizou-se a análise do ambiente
externo, objetivos estratégicos da organização, modelo de criação de valor e principais
processos de negócios, identificar os recursos intangíveis da organização e suas relações em
redes de recursos de informação, conhecimento e tarefas e análise da relação entre dos recursos
intangíveis com os objetivos organizacionais e criação de valor. Dentre os resultados
encontrados destacaram-se menos da metade das relações possíveis em cada rede, expondo
grande oportunidade de melhoria neste quesito. Foi demonstrada, demonstram alta qualificação
dos atores, bem como a alta capacidade da empresa de fornecer a estes os recursos necessários,
apesar disso, observou-se um ambiente de pouca troca de conhecimentos e pobre nos
relacionamentos para trabalho em conjunto. Destacaram-se a presença de clusters de
agrupamentos de pessoas, que criam ilhas de conhecimento e comunicação, isolados do restante
da organização. Foram encontrados níveis importantes de redundâncias de recursos e tarefas, o
que oferece certa flexibilidade caso um ou mais funcionários deixem a empresa. Os acessos e
uso dos recursos também são elevados, indicando um bom suporte de infraestrutura por parte
aos colaboradores. Além destes possuírem uma base de conhecimento bastante sólida.
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