dc.contributor.advisor | Goerck, Caroline | |
dc.creator | Fraga, Tatiana Bianchini | |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T13:03:11Z | |
dc.date.available | 2023-06-20T13:03:11Z | |
dc.date.issued | 2021-01-28 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.citation | FRAGA, T. B. O serviço social e a informação como potencialização ao acesso de serviços do setor de Clínica Médica II do HUSM. 2021. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29506 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This Course Conclusion Paper aims to address an area of Social Service in health
from the perspective of networking, the basis for the development of the intervention
project, carried out in the Medical Clinic II sector of the Hospital Universitário de Santa
Maria (HUSM) ), in 2019, in which the curricular internship of the Social Work course
was developed. The work is supported by the experience of the curricular internship
(A and B), through bibliographic review and reflections of the experiences arising from
the internship in Social Work at the Federal University of Santa Maria (UFSM). Such
knowledge that generated the intervention process, occurred through identification,
through documents such as field diaries and institutional analysis. Informing users and
their families about access to the rights and public policies involved through the
demands raised, motivated the development of the intervention project, which made it
possible to clarify the HUSM network work, within the hospital as a whole, as well as,
through partner institutions, took place through booklets distributed in the beds, for
users and their families. Guidance, information and clarification are professional duties
of social workers, so that the intervention project culminated in the realization of the
right to information. In this sense, continuous professional improvement is necessary,
as well as acting in an interdisciplinary context in a harmonized and creative way,
participating strategically in public policies with the team and its users. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Trabalho em rede | por |
dc.subject | Informação | por |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Networking | eng |
dc.subject | Information | por |
dc.subject | Social Service | eng |
dc.title | O serviço social e a informação como potencialização ao acesso de serviços do setor de Clínica Médica II do HUSM | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo abordar a área do
Serviço Social na saúde sob a perspectiva do trabalho em rede, base para o
desenvolvimento do projeto de intervenção, realizado no setor de Clínica Médica II do
Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no ano de 2019, no qual foi
desenvolvido o estágio curricular do curso de Serviço Social. O trabalho está
respaldado na vivência do estágio curricular (A e B), através de revisão bibliográfica e
reflexões das experiências oriundas do estágio em Serviço Social da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). Tais conhecimentos que geraram o processo de
intervenção, ocorreram por meio de entrevistas, por documentos como diários de
campo e análise institucional. Informar os usuários e seus familiares quanto ao acesso
aos direitos e políticas públicas envolvidas através das demandas levantadas,
motivaram o desenvolvimento do projeto de intervenção, no qual possibilitou o
esclarecimento sobre o trabalho em rede do HUSM, dentro do hospital como um todo,
assim como, por meio das instituições parceiras, se deu através de cartilhas
distribuídas nos leitos, para os usuários e seus familiares. A orientação, a informação
e o esclarecimento são atribuições profissionais dos (as) assistentes sociais, de forma
que o projeto de intervenção culminou na efetivação do direito à informação. Nesse
sentido, faz-se necessário o aperfeiçoamento profissional contínuo, bem como, atuar
no contexto interdisciplinar de forma harmonizada e criativa, participando
estrategicamente das políticas públicas sociais junto à equipe e seus usuários. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |