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dc.contributor.advisorDella Méa, Célia Helena de Pelegrini
dc.creatorCosta, Maria Eduarda Prauchner da
dc.date.accessioned2023-06-20T13:43:06Z
dc.date.available2023-06-20T13:43:06Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29511
dc.descriptionTrabalho de Conclusão apresentado ao curso de Bacharelado em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Letras.por
dc.description.abstractThe uses of referential processes bring different meanings to communicative interactions according to the knowledge previously acquired by the interlocutors. Considering this, we seek to understand the applications of referencing as a meaning effect on the promotions of humor in oral situations. This allows a better understanding of the reception strategies of linguistic uses. Furthermore, working with referential process provides a broader understanding of language, a review of the relationship between pragmatics and cognition, a closer look at the semantic function of language, and revisiting the concepts of language, reference, inference, and coherence. The corpus selected was the humorous show Choque de Cultura, available online on the YouTube platform. Because of the extensive number of episodes, we selected three and one more video from another YouTube channel, which featured the special participation of the four main characters, totaling four videos for corpus of this work. As analysis procedures, we performed the orthographic transcription of the four elected videos and, subsequently, the selection of excerpts from each program that were relevant for the analysis of referencing in humorous situations. The main results indicate the frequent identical lexical repetition and the use of elements that mobilize the socio-cognitive context and the discursive memory of the participants in moments of humor, less frequently, the use of labeling is observed.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReferenciação. Humor. Oralidade. Choque de Cultura.por
dc.titleProcessos referenciais na construção do humor: um estudo do programa Choque de Culturapor
dc.title.alternativeRERENCE PROCESSES IN CONSTRUCTION OF HUMOR: A STUDY OF CHOQUE DE CULTURA PROGRAMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationBacharelado em Letras-Português/Literaturaspor
dc.description.resumoOs usos de processos referenciais trazem sentidos diversos às interações comunicativas conforme os conhecimentos previamente adquiridos pelos interlocutores. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a aplicação dos tipos de referenciação como um efeito de sentido na promoção de humor em situações de oralidade. Isso permite um melhor entendimento sobre as estratégias de recepção de usos linguísticos. Além disso, o trabalho com processos referenciais propicia ampliar os conhecimentos sobre a linguagem, rever as relações entre pragmática e cognição, analisar mais atentamente o funcionamento semântico da língua e revisitar os conceitos de língua, referência, inferência e coerência. Nesse contexto, o corpus selecionado para o presente trabalho foi o programa humorístico Choque de Cultura, disponível on-line no canal TV Quase da plataforma YouTube. Em função do número de episódios existentes ser extenso para uma análise total, foram selecionados três episódios do programa e mais um vídeo, de outro canal do YouTube, que contou com a participação especial das quatro personagens principais, totalizando quatro vídeos para comporem o corpus deste trabalho. Como procedimentos de análise, realizou-se a transcrição ortográfica dos quatro vídeos eleitos e, posteriormente, a seleção de trechos de cada programa que se mostrassem relevantes para análise da referenciação em situações humorísticas. Os principais resultados indicam a frequente repetição lexical idêntica e o uso de elementos que mobilizam o contexto sociocognitivo e a memória discursiva dos participantes em momentos de humor; em menor ocorrência, observa-se o uso de rotulação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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