dc.contributor.advisor | Della Méa, Célia Helena de Pelegrini | |
dc.creator | Costa, Maria Eduarda Prauchner da | |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T13:43:06Z | |
dc.date.available | 2023-06-20T13:43:06Z | |
dc.date.issued | 2019-12-06 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29511 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão apresentado ao curso de
Bacharelado em Letras – Português e
Literaturas de Língua Portuguesa, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
como requisito parcial para a obtenção do título
de Bacharela em Letras. | por |
dc.description.abstract | The uses of referential processes bring different meanings to communicative interactions
according to the knowledge previously acquired by the interlocutors. Considering this, we seek
to understand the applications of referencing as a meaning effect on the promotions of humor
in oral situations. This allows a better understanding of the reception strategies of linguistic
uses. Furthermore, working with referential process provides a broader understanding of
language, a review of the relationship between pragmatics and cognition, a closer look at the
semantic function of language, and revisiting the concepts of language, reference, inference,
and coherence. The corpus selected was the humorous show Choque de Cultura, available
online on the YouTube platform. Because of the extensive number of episodes, we selected
three and one more video from another YouTube channel, which featured the special
participation of the four main characters, totaling four videos for corpus of this work. As
analysis procedures, we performed the orthographic transcription of the four elected videos and,
subsequently, the selection of excerpts from each program that were relevant for the analysis
of referencing in humorous situations. The main results indicate the frequent identical lexical
repetition and the use of elements that mobilize the socio-cognitive context and the discursive
memory of the participants in moments of humor, less frequently, the use of labeling is
observed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Referenciação. Humor. Oralidade. Choque de Cultura. | por |
dc.title | Processos referenciais na construção do humor: um estudo do programa Choque de Cultura | por |
dc.title.alternative | RERENCE PROCESSES IN CONSTRUCTION OF HUMOR: A STUDY OF CHOQUE DE CULTURA PROGRAM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Letras-Português/Literaturas | por |
dc.description.resumo | Os usos de processos referenciais trazem sentidos diversos às interações comunicativas
conforme os conhecimentos previamente adquiridos pelos interlocutores. Diante disso, o
objetivo deste trabalho é compreender a aplicação dos tipos de referenciação como um efeito
de sentido na promoção de humor em situações de oralidade. Isso permite um melhor
entendimento sobre as estratégias de recepção de usos linguísticos. Além disso, o trabalho com
processos referenciais propicia ampliar os conhecimentos sobre a linguagem, rever as relações
entre pragmática e cognição, analisar mais atentamente o funcionamento semântico da língua e
revisitar os conceitos de língua, referência, inferência e coerência. Nesse contexto, o corpus
selecionado para o presente trabalho foi o programa humorístico Choque de Cultura, disponível
on-line no canal TV Quase da plataforma YouTube. Em função do número de episódios
existentes ser extenso para uma análise total, foram selecionados três episódios do programa e
mais um vídeo, de outro canal do YouTube, que contou com a participação especial das quatro
personagens principais, totalizando quatro vídeos para comporem o corpus deste trabalho.
Como procedimentos de análise, realizou-se a transcrição ortográfica dos quatro vídeos eleitos
e, posteriormente, a seleção de trechos de cada programa que se mostrassem relevantes para
análise da referenciação em situações humorísticas. Os principais resultados indicam a
frequente repetição lexical idêntica e o uso de elementos que mobilizam o contexto
sociocognitivo e a memória discursiva dos participantes em momentos de humor; em menor
ocorrência, observa-se o uso de rotulação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |