Recuperação da sustentabilidade na Amazônia Legal: uma análise dos cursos de engenharias sob a ótica da inovação e sustentabilidade
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Data
2023-04-20Primeiro membro da banca
Neuenfeldt Júnior, Alvaro Luiz
Segundo membro da banca
Anholon, Rosley
Metadata
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Esta dissertação tem como objetivo geral, desenvolver um framework e diretrizes para a
formação de Engenheiros na Amazônia Legal apartir de práticas de inovação e sustentabilidade,
integrando com a aplicabilidade dos objetivos para o desenvolvimento sustentável. Para este
trabalho no processo de pesquisa foi adotada uma abordagem de métodos mistos. Para a etapa
qualitativa, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura - RSL sobre a temática
engenheiros, inovação e sustentabilidade no período de 28 de fevereiro de 2013 a 28 de
fevereiro de 2023 na base de dados Web of Science. Na segunda fase, classificada como
quantitativa, foi desenvolvido um instrumento survey apartir das principais evidências da RSL
e da literatura, tendo posteriormente a participação de 10 especialistas e auxílio do método
Fuzzy Delphi, ambos para validação. Após concluída está etapa, o instrumento eletrônico no
Google forms, foi enviado no período de novembro 2022 a fevereiro de 2023 para estudantes
de engenharias de Instituições Públicas da Amazônia legal oriental, quem possuíam 80% do
curso concluído e egressos. Os principais resultados da pesquisa constituem-se das seguintes
evidências: da RSL, quanto aos autores Chen et al; Mihelcic et al e Fairbrother et al têm seus
trabalhos entre os mais citados, os principais países são China, Inglaterra e EUA, periódicos de
destaque Sustainability (Suíça), Sustainable production and consuption (Países Baixos) e jornal
of cleaner production (Reino Unido), e como áreas temáticas, que auxiliaram no
desenvolvimento do instrumento foram: educação, inovação e sustentabilidade; quanto a
validação e aplicação do método fuzzy, obteve-se 38 variáveis validadas, dessas 15 de aspectos
gerais (inovação, sustentabilidade e recuperação sustentável), 6 de aplicabilidade na
universidade/curso e 17 dos ODS; quanto a pesquisa survey destaca-se: 58% são do gênero
masculino e 42% do gênero feminino, com idade média de 24 anos, 72% que possuem o 8º
semestre, 28% egressos. Quanto as práticas, destacam-se com maior média de grau de
concordância formação de parcerias e o fomento a criatividade e inovação, o estudo da
sustentabilidade ajuda a compreender os desafios ambientais, sociais e econômicos e
importância de formação para sustentabilidade e inovação, a interação entre universidade e
comunidade local e novas pesquisas podem contribuir para a recuperação da sustentabilidade e
no ODS água potável e saneamento junto de trabalho descente e crescimento econômico. Notase que é necessária uma adaptação dos currículos acadêmicos, buscando focar em projetos que
promovam a participação e a criação de tendências voltadas os problemas sociais e as demandas
atuais da sociedade.
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