Avaliação da consideração de impacto acidental de veículos em pilares de concreto armado conforme ABNT NBR 6120:2019
Resumo
A nova norma ABNT NBR 6120:2019 trouxe diversas atualizações quanto aos carregamentos a serem adotados nos projetos de estruturas de edificações. Um dos pontos de alteração significativa foi a inclusão da necessidade de consideração do impacto acidental de veículos em estacionamentos, pavimentos de garagem ou estruturas próximas a vias com tráfego de veículos, além da divisão das cargas a serem consideradas conforme as classes de veículos que circulam no local. Devido a recente atualização da norma, o software TQS implantou a funcionalidade de carregamento devido ao impacto de veículos em sua versão mais recente, a V23. O presente trabalho tem como objetivo analisar a diferença nos esforços e dimensionamento de um pilar sujeito ao impacto acidental de veículos frente a um pilar convencional utilizando o TQS, além de verificar a forma que o programa considera esse carregamento. O objeto de estudo consiste em uma simples edificação composta por nove pilares, vãos entre eixos de 5 metros, vigas travando todos os pilares nos dois sentidos no topo e na base e a altura entre pisos é de 3,5 metros. Foram idealizados dois modelos idênticos, sendo aplicado no pilar central de um deles a força horizontal correspondente ao impacto de um veículo de Categoria I. A partir dos resultados obtidos foram realizadas comparações entre os esforços e taxas de armadura, além de, a partir dos diagramas de esforços buscar encontrar a forma do acréscimo do carregamento na estrutura considerado pelo programa. Conforme esperado, as taxas de armadura aumentaram de forma considerável. Quanto a consideração do esforço pelo TQS, para o modelo testado foi comprovado que é utilizado um modelo de barras bi-apoiadas.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [302]
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