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dc.creatorCapa, Gabriela Betin
dc.date.accessioned2023-07-10T14:56:20Z
dc.date.available2023-07-10T14:56:20Z
dc.date.issued2022-04-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29660
dc.description.abstractThe present dissertation deals with an artistic production in visual poetics, which investigates the landscapes of contemporary urban space from the city of Santa Maria/RS, and what is chosen to be seen in this space. The motivation of the research is given by photographing environments subject to ephemerality, which keep a direct relationship between architecture and living in the city, especially in a moment of isolation and restriction of transitoriety, imposed by the COVID-19 virus, where the artist's contact with the urban landscape is restricted to a window cutout and to the surroundings of your home space. The limiarity and suspension spatio-temporal are seen as operational concepts, with the intention to problematize the dichotomous relationship between the fragility of ruins in the process of degradation, and the transitory state of buildings in the process of construction within the city. Thus, the photography is thought of as a clipping of the fleeting stages of these urban landscapes, and also as a material for artistic use, as it is digitally treated. The research operates from the cartographic method and presents as a result the poetic construction entitled “(re)invented landscapes”, in the case of compositions of own authorship, presented in images that unfold and evoke different ways of working the tensioning and the relationship dichotomous between the landscape of constructions in ruins and of new buildings, also proposing to think about the concept of fragmentation as a possible way to “integrate” the entire set of work, because it is present in each of its parts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e visualidadepor
dc.subjectFotografia digitalpor
dc.subjectPaisagem urbanapor
dc.subjectFragmentaçãopor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectArt and visualityeng
dc.subjectDigital photographyeng
dc.subjectUrban landscapeeng
dc.subjectFragmentationeng
dc.titlePaisagens (re)inventadas: fragmentações poéticas do espaço urbano contemporâneopor
dc.title.alternative(Re)invented landscapes: poetic fragmentations of contemporary urban spaceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação trata de uma produção artística em poéticas visuais, que investiga as paisagens do espaço urbano contemporâneo da cidade de Santa Maria/RS, e o que se escolhe para ser visto no mesmo. A motivação da pesquisa se dá por fotografar ambientes sujeitos à efemeridade, os quais guardam relação direta entre a arquitetura e o morar na cidade, especialmente em um momento de isolamento e restrição de transitoriedade, imposto pelo vírus da COVID-19, onde o contato da artista com a paisagem urbana se restringe a um recorte de janela e ao entorno de seu espaço domiciliar. A limiaridade e a suspensão espaço-temporais são tidas como conceitos operatórios, na intenção de problematizar a relação dicotômica entre a fragilidade das ruínas em processo de degradação, e o estado transitório das edificações em processo de construção no âmbito da urbe. Assim, a fotografia é pensada como um recorte dos estágios fugazes dessas paisagens urbanas, e também como um material de uso artístico, pois é tratada digitalmente. A pesquisa opera a partir do método cartográfico e apresenta como resultado a construção poética intitulada “Paisagens (re)inventadas”, tratando-se de composições de autoria própria, apresentadas em imagens que se desdobram e evocam diferentes formas de trabalhar o tensionamento e a relação dicotômica entre a paisagem das construções em ruínas e das novas edificações, propondo ainda pensar sobre o conceito de fragmentação como um caminho possível para “integrar” todo o conjunto do trabalho, pois se faz presente em cada uma de suas partes.por
dc.contributor.advisor1Vieira, Karine Gomes Perez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9501215584535818por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
dc.contributor.referee2Correa, Helga
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239052871798757por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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