dc.creator | Werberich, Matheus Diesel | |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T11:40:03Z | |
dc.date.available | 2023-07-14T11:40:03Z | |
dc.date.issued | 2023-07-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29681 | |
dc.description.abstract | Episodic memory is a mental state in which the subject has an imagistic representation of
some event from his or her personal past. Such representation is usually rich in perceptual,
emotional, and phenomenological details, and is crucial to our notion of personal identity over
time. Since Aristotle, philosophers have wondered about the nature of memory, in particular
about its relationship with imagination. In the last century, the question of whether episodic
memory is a type of imagination has gained considerable prominence, mainly due to findings
from cognitive neuroscience that remembering the past and imagining the future employ the same
brain regions. This issue, known today as the (dis)continuist problem, has divided researchers
between continuists, who argue that there is no fundamental difference between memory and
imagination, and discontinuists, who argue that memory and imagination are fundamentally
distinct mental states and processes. However, in contemporary literature little attention has been
devoted to the meaning of the term “fundamentally distinct”, nor to what criteria are relevant
for delimiting the mechanisms of episodic memory and imagination. The present dissertation
fills this gap by drawing a dialogue between the philosophy of memory and the philosophy of
cognitive science. Through three independent papers, I argue that the concept of “mechanism”
is a fruitful tool for understanding and answering the (dis)continuist problem. Starting from
this mechanistic analysis, I argue that there are no criteria free of pragmatic interests for the
delineation of neurocognitive mechanisms. Therefore, any solution to the (dis)continuist problem
is contingent on a particular framework of research, and we should be pluralists about the
delimitation between episodic memory and imagination. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Memória episódica | por |
dc.subject | Imaginação | por |
dc.subject | Filosofia da memória | por |
dc.subject | Mecanismos | por |
dc.subject | Filosofia das ciências cognitivas | por |
dc.subject | Episodic memory | eng |
dc.subject | Imagination | eng |
dc.subject | Philosophy of memory | eng |
dc.subject | Mechanisms | eng |
dc.subject | Philosophy of the cognitive sciences | eng |
dc.title | The mechanisms of time: delineating the systems for episodic memory and imagination | por |
dc.title.alternative | Os mecanismos do tempo: delimitando os sistemas da memória e imaginação episódicas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A memória episódica é um estado mental em que o sujeito possui uma representação imagética
de algum evento do seu passado pessoal. Tal representação é geralmente rica em detalhes
perceptuais, emocionais e fenomenológicos, além de ser crucial para nossa noção de identidade
pessoal ao longo do tempo. Desde Aristóteles, filósofas e filósofos têm se questionado acerca da
natureza da memória, em especial sobre a sua relação com a imaginação. No último século, a
pergunta sobre se a memória episódica é um tipo de imaginação ganhou considerável destaque,
principalmente devido a achados da neurociência cognitiva de que lembrar o passado e imaginar
o futuro empregam as mesmas regiões cerebrais. Essa questão, conhecida hoje como problema
(des)continuísta, dividiu pesquisadores entre continuistas, os quais defendem que não há uma
diferença fundamental entre memória e imaginação, e descontinuistas, os quais defendem que
memória e imaginação são estados e processos mentais fundamentalmente distintos. Contudo, na
literatura contemporânea se dedicou pouca atenção ao sentido da expressão “fundamentalmente
distinto”, tampouco a quais critérios são relevantes para delimitar os mecanismos da memória e
imaginação episódicas. A presente dissertação preenche essa lacuna ao traçar um diálogo entre a
filosofia da memória e a filosofia das ciências cognitivas. Através de três artigos independentes,
defendo que o conceito de “mecanismo” é uma ferramenta frutífera para se compreender e
responder o problema (des)continuísta. Partindo desta análise mecanicista, argumento que não
há critérios livres de interesses pragmáticos para a delimitação de mecanismos neurocognitivos.
Por conseguinte, qualquer solução ao problema (des)continuísta é contingente a um determinado
framework de pesquisa, e devemos ser pluralistas sobre a delimitação entre memória e imaginação
episódicas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, César Schirmer dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4518010795079534 | por |
dc.contributor.referee1 | Krempel, Raquel | |
dc.contributor.referee2 | Sant’Anna, André | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2465901275354461 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |