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dc.creatorWerberich, Matheus Diesel
dc.date.accessioned2023-07-14T11:40:03Z
dc.date.available2023-07-14T11:40:03Z
dc.date.issued2023-07-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29681
dc.description.abstractEpisodic memory is a mental state in which the subject has an imagistic representation of some event from his or her personal past. Such representation is usually rich in perceptual, emotional, and phenomenological details, and is crucial to our notion of personal identity over time. Since Aristotle, philosophers have wondered about the nature of memory, in particular about its relationship with imagination. In the last century, the question of whether episodic memory is a type of imagination has gained considerable prominence, mainly due to findings from cognitive neuroscience that remembering the past and imagining the future employ the same brain regions. This issue, known today as the (dis)continuist problem, has divided researchers between continuists, who argue that there is no fundamental difference between memory and imagination, and discontinuists, who argue that memory and imagination are fundamentally distinct mental states and processes. However, in contemporary literature little attention has been devoted to the meaning of the term “fundamentally distinct”, nor to what criteria are relevant for delimiting the mechanisms of episodic memory and imagination. The present dissertation fills this gap by drawing a dialogue between the philosophy of memory and the philosophy of cognitive science. Through three independent papers, I argue that the concept of “mechanism” is a fruitful tool for understanding and answering the (dis)continuist problem. Starting from this mechanistic analysis, I argue that there are no criteria free of pragmatic interests for the delineation of neurocognitive mechanisms. Therefore, any solution to the (dis)continuist problem is contingent on a particular framework of research, and we should be pluralists about the delimitation between episodic memory and imagination.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMemória episódicapor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectFilosofia da memóriapor
dc.subjectMecanismospor
dc.subjectFilosofia das ciências cognitivaspor
dc.subjectEpisodic memoryeng
dc.subjectImaginationeng
dc.subjectPhilosophy of memoryeng
dc.subjectMechanismseng
dc.subjectPhilosophy of the cognitive scienceseng
dc.titleThe mechanisms of time: delineating the systems for episodic memory and imaginationpor
dc.title.alternativeOs mecanismos do tempo: delimitando os sistemas da memória e imaginação episódicaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA memória episódica é um estado mental em que o sujeito possui uma representação imagética de algum evento do seu passado pessoal. Tal representação é geralmente rica em detalhes perceptuais, emocionais e fenomenológicos, além de ser crucial para nossa noção de identidade pessoal ao longo do tempo. Desde Aristóteles, filósofas e filósofos têm se questionado acerca da natureza da memória, em especial sobre a sua relação com a imaginação. No último século, a pergunta sobre se a memória episódica é um tipo de imaginação ganhou considerável destaque, principalmente devido a achados da neurociência cognitiva de que lembrar o passado e imaginar o futuro empregam as mesmas regiões cerebrais. Essa questão, conhecida hoje como problema (des)continuísta, dividiu pesquisadores entre continuistas, os quais defendem que não há uma diferença fundamental entre memória e imaginação, e descontinuistas, os quais defendem que memória e imaginação são estados e processos mentais fundamentalmente distintos. Contudo, na literatura contemporânea se dedicou pouca atenção ao sentido da expressão “fundamentalmente distinto”, tampouco a quais critérios são relevantes para delimitar os mecanismos da memória e imaginação episódicas. A presente dissertação preenche essa lacuna ao traçar um diálogo entre a filosofia da memória e a filosofia das ciências cognitivas. Através de três artigos independentes, defendo que o conceito de “mecanismo” é uma ferramenta frutífera para se compreender e responder o problema (des)continuísta. Partindo desta análise mecanicista, argumento que não há critérios livres de interesses pragmáticos para a delimitação de mecanismos neurocognitivos. Por conseguinte, qualquer solução ao problema (des)continuísta é contingente a um determinado framework de pesquisa, e devemos ser pluralistas sobre a delimitação entre memória e imaginação episódicas.por
dc.contributor.advisor1Santos, César Schirmer dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518010795079534por
dc.contributor.referee1Krempel, Raquel
dc.contributor.referee2Sant’Anna, André
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2465901275354461por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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