dc.contributor.advisor | Félix, Carlos josé Antônio Kümmel | |
dc.creator | Shimomura, Nasser Makoto | |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T14:27:08Z | |
dc.date.available | 2023-07-25T14:27:08Z | |
dc.date.issued | 2023-07-07 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29752 | |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the traffic flow situation during peak hours for the construction of a new development in Santa Maria. To achieve this, the traffic flow situation was analyzed during peak hours on October 18th, 19th, and 20th, 2022, at the following locations: Point 1: Medianeira Avenue x Acampamentos Street x Fernando Ferrari Avenue, Point 2: Medianeira Avenue x Paraíba Street x Gaspar Martins Street, Point 3: Medianeira Avenue x Floriano Peixoto Street, Point 4: Floriano Peixoto Street x 24 de Fevereiro Street, and Point 5: Medianeira Avenue x Serafim Valandro Street.
The methodology used for the analysis involved visual surveys to identify traffic flow and its movements. Additionally, efforts were made to identify peak hours and present trends in flow variations over time.
To establish these parameters, traffic engineering concepts were studied to characterize intersections based on vehicle demand. The objective was to provide a diagnosis aimed at enhancing safety, traffic flow, and convenience for both vehicles and pedestrians.
Based on the surveys, it was possible to identify important traffic routes that cause significant congestion, conversions with low vehicle volume, and potential alternatives such as new routes and the implementation of intelligent traffic signal systems. The study also provided up-to-date data on vehicle flow, which is crucial for the development. This data helps monitor flow variations and prevent issues such as congestion, increased travel times, changes in traffic patterns, road safety, and parking. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | engenharia de tráfego | por |
dc.subject | interseções | por |
dc.subject | fator hora de pico | por |
dc.subject | pesquisa de tráfego | por |
dc.subject | contagem volumétrica | por |
dc.subject | traffic engineering | eng |
dc.subject | intersections | eng |
dc.subject | peak hour factor | eng |
dc.subject | traffic survey | eng |
dc.subject | volume count | eng |
dc.title | Engenharia de tráfego: Análise de fluxo para a construção de um centro comercial na Avenida Medianeira. | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar a situação do fluxo de tráfego nos horários de pico, para a construção de um novo empreendimento em Santa Maria, para isso, analisou-se a situação do fluxo de tráfego nos horários de pico dos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022, nos seguintes trechos: Ponto 1: Av. Medianeira x Rua dos Acampamentos x Av. Fernando Ferrari, Ponto 2: Av. Medianeira x Rua Paraíba x Rua Gaspar Martins, Ponto 3: Av. Medianeira x Rua Floriano Peixoto, Ponto 4: Rua Floriano Peixoto x Rua 24 de Fevereiro e Ponto 5: Av. Medianeira x Rua Serafim Valandro.
A metodologia utilizada para a análise foi de identificar o tráfego e suas conversões por meio de levantamentos visuais. Além disso, buscou-se verificar os horários de pico e apresentar as tendências de variações do fluxo ao longo do tempo.
Para chegar a estes parâmetros, foram estudados conceitos de engenharia de tráfego, que possibilitaram caracterizar as interseções em função com a demanda de veículos. Dessa forma, visando obter um diagnóstico com objetivo de proporcionar maior segurança, fluidez e comodidade no deslocamento de veículos e pedestres.
A partir dos levantamentos foi possível identificar rotas de passagens importantes que causam grandes congestionamentos, conversões com baixo volume de veículos, possíveis alternativas como novas rotas, sinalizações com semáforos inteligentes, entre outros. Além disso, o estudo forneceu dados atualizados sobre o fluxo de veículos, que são importantes para o empreendimento. Esses dados ajudam a monitorar as variações no fluxo e prevenir problemas como congestionamento, aumento no tempo de viagem, mudanças nos padrões de tráfego, segurança viária e estacionamento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |