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dc.contributor.advisorRuiz Padillo, Alejandro
dc.creatorAntunes, Luiza Pereira
dc.date.accessioned2023-07-25T14:27:48Z
dc.date.available2023-07-25T14:27:48Z
dc.date.issued2023-07-10
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29755
dc.description.abstractRoad safety affects thousands of people worldwide, including Brazil, which experiences high levels of accident occurrences. This fact reflects a public health problem that costs approximately R$ 50 billion per year to Brazilian society. This scenario is even worse when analyzing single-lane highways, which have a higher accident rate. In this context, a section of the RSC-481 highway, located between Cruz Alta and Sobradinho cities, Rio Grande do Sul State, was evaluated to assess road safety through statistical and geospatial analyses, and accident and severity rates. Moreover, road safety audits were applied based on the Method for Assessing the Potential Safety of Rural Single-Lane Road Segments. Statistical analysis of the data provided by the Road Command of the Military Brigade (CRBM) revealed that the majority of accidents involved cars, particularly male drivers, with collisions being the most frequent type. Geospatial analysis identified 13 critical sections, located between kilometers 1 and 113 of the highway. Accident rate and severity calculations highlighted 5 critical sections that were audited. As a result of the inspection, 6 segments were identified as potentially reasonably safe, while 8 segments were identified as potentially unsafe. Based on the obtained results, measures were proposed to improve road safety in the highway. These measures include implementing and adapting intersections and signage projects, improving the pavement surface, and creating pedestrian crossings.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMétodo ISPpor
dc.subjectTaxas de acidentalidadepor
dc.subjectSIGpor
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectTraffic accidentseng
dc.subjectGISeng
dc.subjectAccident rateseng
dc.subjectISP methodeng
dc.titleAnálise de segurança viária no trecho da rodovia RSC-481 entre Cruz Alta e Sobradinho - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoA segurança viária afeta milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo o Brasil, que possui níveis elevados de ocorrências de acidentes, refletindo em um problema de saúde pública que custa aproximadamente R$ 50 bilhões por ano para a sociedade brasileira. Este cenário é ainda pior quando analisamos rodovias de pista simples, que apresentam uma maior acidentalidade. Diante disso avaliou-se um trecho da rodovia RSC-481, localizado entre as localidades de Cruz Alta e Sobradinho, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de avaliar a segurança viária a partir de análises estatísticas, geoespaciais e de taxas de acidentalidade e severidade, assim como mediante a aplicação de auditoria pelo Método de Avaliação da Segurança Potencial de Segmentos Rodoviários Rurais de Pista Simples. A análise estatística dos dados fornecidos pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) revelou que a maioria dos acidentes envolve automóveis, principalmente afetando o público masculino, sendo as colisões o tipo mais frequente. Por sua parte, a análise geoespacial identificou 13 trechos críticos, localizados entre os quilômetros 1 e 113 da rodovia. Com os cálculos de acidentalidade e severidade, 5 trechos críticos se destacaram, e passaram pela auditoria. Como resultado da inspeção, teve-se 6 segmentos desses trechos identificados como potencialmente razoavelmente seguros e 8 identificados como potencialmente inseguros. Com base nos resultados obtidos, foram propostas medidas para a melhoria da segurança viária na rodovia, que englobam a implementação e adequação de projetos de interseções e de sinalização, a realização de melhorias na superfície do pavimento e a criação de faixas de travessia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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