Análise dos resultados de ensaio de transmissibilidade de vibrações em suspensão de cabine de trator agrícola
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Data
2023-07-05Autor
Aguirre, Gabriel Almeida de
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Ao longo dos anos com o desenvolvimento da agrotecnologia os tratores se tornaram
cada vez mais tecnológicos, com o downsizing dos motores a combustão, os motores
podem performar a mesma potência antes utilizada com um motor menor, com auxílio
de turbocompressores, bombas de injeção elétricas e desenvolvimento de partes
mecânicas que auxiliem o funcionamento desse sistema. Entretanto com aumento da
pressão interna dos cilindros para que assim se gere mais potência com um motor
menor, há um aumento nas vibrações fornecidas pelo motor, vibrações quais chegam
ao operador na cabine por diversos fatores. Assim, realizou-se um experimento de
onde foram posicionados acelerômetros na parte superior e inferior do coxim de um
trator agrícola de 85 kW da fabricante Massey Ferguson com objetivo de analisar a
transmissibilidade das acelerações do motor, acelerando o mesmo de 900 a 2100
RPM com incrementos de 100 RPM em três repetições em cada aceleração e por
conseguinte extrair dados de aceleração e analisar quanto seu valor RMS e espectro
de frequência com a transformada de Fourier nas partes mecânicas como comando
de válvulas, árvore de manivelas e 1° e 2° harmônicos da combustão de 0 a 80 Hz
como preconiza a ISO 2631-1 (1997). Portanto se encontrou amplificação de das
acelerações de 900 a 1200 RPM pelo valor RMS e pelo espectro de frequências
ocorreu amplificação do comando de válvulas em 1000, 1200, 1300, 1400, 1600,
1700, 1800 e 2200 RPM e para árvore de manivelas houve redução da amplitude
apenas em 900, 1000, 2000 e 2100 RPM e para a combustão ocorreu amplificação
em 900, 1100, 1400 e 1500 RPM. Assim sendo necessário otimizar os coxins para
faixas de ressonância do operador.
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- TCC Engenharia Mecânica [119]