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dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo de
dc.creatorDias, João Oscar Cervo
dc.date.accessioned2023-07-26T15:15:50Z
dc.date.available2023-07-26T15:15:50Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.date.submitted2023-07-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29776
dc.description.abstractRotors are essential components in various rotating machinery, such as electric motors and hydraulic turbines. Evaluating their dynamic behavior is crucial to ensure the integrity and safety of the equipment by controlling their oscillation amplitudes. Vibration analysis is a widely used method for detecting faults in mechanical equipment, with imbalance and misalignment being the main causes of vibration in rotating systems. Continuous monitoring and prognostics of rotor failures rely on sensors that capture vibration frequencies and algorithms capable of identifying frequency ranges associated with faults. However, creating databases solely based on real machines can be costly and time-consuming. An alternative approach is to employ numerical models capable of representing real machine data. The use of numerical solutions offers advantages such as reduced costs, rapid testing of different configurations, and the ability to simulate various types of equipment. This study aims to select and compare two distinct mathematical models for simulating vibrations in real rotors. The selected models have four degrees of freedom each and were numerically implemented using the Python programming language to simulate the WEG W22 IE3 electric motor rotor, with data provided by the company. Damage ranges were established according to applicable standards and subsequently combined into five damage states. The system responses were analyzed in the time and frequency domains.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvibrationseng
dc.subjectrotoreng
dc.subjectmathematical modeleng
dc.subjectimbalanceeng
dc.subjectmisalignmenteng
dc.subjectfault analysiseng
dc.subjectrotorpor
dc.subjectvibraçõespor
dc.subjectmodelo matemáticopor
dc.subjectdesbalanceamentopor
dc.subjectdesalinhamentopor
dc.subjectanálise de falhaspor
dc.titleComparação de modelos matemáticos para simulação de vibrações em rotores com defeitos estruturaispor
dc.title.alternativeComparison of mathematical models for vibration simulation in rotors with structural defectseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoRotores são componentes essenciais em diversas máquinas rotativas, como motores elétricos e turbinas hidráulicas. Avaliar seu comportamento dinâmico é fundamental para garantir a integridade e a segurança dos equipamentos, controlando suas amplitudes de oscilação. A análise de vibração é um método amplamente utilizado para detectar falhas em equipamentos mecânicos, sendo as principais causas de vibração em sistemas rotativos o desbalanceamento e o desalinhamento. Para evitar perdas e danos associados, o monitoramento contínuo e o prognóstico de falhas em rotores dependem de sensores que capturam as frequências de vibração e algoritmos capazes de identificar faixas de frequência relacionadas a falhas. Entretanto, a criação de bancos de dados usando apenas máquinas reais pode ser cara e demorada. Uma alternativa é utilizar modelos numéricos capazes de representar os dados de máquinas reais. O uso de soluções numéricas oferece vantagens como custo reduzido, testes rápidos de diferentes configurações, facilidade de simular diferentes tipos de equipamentos, entre outros. Este trabalho tem como objetivo selecionar e comparar dois modelos matemáticos distintos para simular as vibrações de rotores reais. Os modelos selecionados possuem 4 graus de liberdade cada, e foram implementados numericamente utilizando a linguagem de programação Python para simular o rotor do motor elétrico WEG W22 IE3, cujos dados foram fornecidos pela empresa. Faixas de dano foram estabelecidas de acordo com as normas aplicáveis e posteriormente combinadas em 5 estados de dano. Foram analisadas as respostas do sistema no domínio do tempo e da frequência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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