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dc.contributor.advisorSpecht, Luciano Pivoto
dc.creatorVendrusculo, Jennifer Ilha
dc.date.accessioned2023-07-27T15:00:32Z
dc.date.available2023-07-27T15:00:32Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29789
dc.description.abstractThe aging of the asphalt binder leads to a decrease in the pavement's longevity. Therefore, studying this subject is of supreme importance to improve the asphalt mixture's dosage and ensure more efficient and economically viable protection. Several research studies have demonstrated that fillers can have a positive effect in countering the aging oxidation process. Additionally, it is well-known that limes play a significant role in delaying this phenomenon. The main objective of this work is to comprehend how different mineralogies of fillers impact the aging process and which one inhibits it most effectively. Basalt, marble, dolomitic lime, and calcitic lime were employed as fillers. These materials were added to the asphalt binder in a proportion of 40% relative to the binder volume, resulting in the formation of mastics. Subsequently, the materials underwent aging using the RTFOT, PAV, and SUNTEST methods, and they were combined to create seven different levels of aging. The Dynamic Shear Rheometer (DSR) test was conducted to analyze the linear viscoelastic behavior (LVE) of both the mastics and the binder, utilizing the 2S2P1D stiffness mathematical model. The study focused on investigating how the seven parameters varied during the modeling process, particularly analyzing the stiffness curves of |G*| and ().In addition, a quantitative analysis of the variation of |G*| and () was performed to evaluate the aging effect. Furthermore, a study of the degree of physical interaction between the binder and the fillers was conducted. In the LVE behavior analyses, it was observed that the parameters of the 2S2P1D model changed according to the degree of aging of the samples. Additionally, the stiffness curves indicated that the levels PAV + SUNTEST and RTFOT + PAV + SUNTEST experienced the highest degrees of aging.Regarding the variation of |G*| and (), it was inferred that, for most aging levels, the dolomitic lime efficiently inhibited the aging of the asphalt binder. However, fillers derived from rocks showed more effective retardation of photoaging compared to lime-based fillers. Finally, the filler with the strongest interaction with the asphalt binder was the calcitic lime. Nevertheless, aging levels with PAV or in combination with it demonstrated a stronger interaction with rock-derived fillers such as marble and basalt.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectasphalt bindereng
dc.subjectasphalt masticeng
dc.subjectagingeng
dc.subjectviscoelasticiteng
dc.subjectligante asfálticopor
dc.subjectmástique asfálticopor
dc.subjectenvelhecimentopor
dc.subjectrigidezpor
dc.titleEstudo de diferentes mineralogias de mástiques asfálticos em relação ao fenômeno de envelhecimentopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO envelhecimento do ligante asfáltico diminui a vida útil do pavimento. Estudar sobre o assunto é de suma importância para melhorar a dosagem de misturas asfálticas de modo a protegê-las de maneira mais eficiente e economicamente viável. Várias pesquisas envidenciaram que o fíler pode exercer efeito positivo contra a oxidação do envelhecimento. Ademais, já é sabido que as cales realizam desempenho significante no retardo deste fenômeno. Este trabalho tem como objetivo principal compreender como diferentes mineralogias de fillers interferem no processo de envelhecimento e qual o inibe mais eficientemente. Foram utilizados como fillers,o basalto, o mármore, a cal dolomítica e a cal calcítica. Estes foram adicionados ao ligante asfáltico no teor de 40% em relação volume de ligante, formando os mástiques. Depois, envelheceram-se os materiais em RTFOT, PAV e SUNTEST e combinaram-se entre eles de modo a formar sete níveis . Então, realizou-se o ensaio de Módulo Dinâmico de Cilhamento em Reômetro de Cisalhamento Dinâmico (DSR e foi realizada a análise do comportameto viscoelástico linear (LVE) dos mástiques e do ligante por meio do modelo matemático de rigidez 2S2P1D. Estudou-se a respeito de como os sete parâmetros variaram na modelagem, sobre as curvas de rigidez de |G*| e de (). Além disso, foi feita a análise quantitativa da variação de |G*| e de () de modo a avaliar o efeito do envelhecimento. Por fim, foi realizado estudo do grau de interação física entre ligante e os fillers. Nas análises do comportamento LVE, concluiu-se que os parâmetros do 2S2P1D alteraram-se conforme o grau de envelhecimento das amotras. Além disso, as curvas de rigidez mostraram que os níveis PAV + SUNTEST e RTFOT + PAV + SUNTEST obtiveram os maiores envelhecimentos. Quanto a variação de |G*| e de (), permitiu inferir que na maior parte dos níveis de envelhecimento a cal dolomítica inibiu de forma eficiente o ligante asfáltico contra o envelhecimento. Porém, os fillers provenientes de rochas retardam o fotoenvelhecimento de forma mais eficaz que os fillers das cales. Por fim, o filler com a interação mais forte com o ligante asfáltico é a cal calcítica. Entretanto, níveis de envelhecimento com PAV ou combinadas com ele, mostraram interagir mais fortemente com os fillers provenientes das rochas, como o mármore e o basalto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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