Artes cênicas e acessibilidade cultural contextos de desaprendizagens
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Alves, Jefferson Fernandes
Silva, Carlos Alberto Ferreira da
Berselli, Marcia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os textos reunidos neste livro nasceram de dois eventos desenvolvidos durante o ano de 2020, sendo eles o “I Encontro de
Artes Cênicas e acessibilidade cultural: olhares extensionistas” e “I Encontro de Artes Cênicas e acessibilidade cultural:
ensino e desaprendizagens”.
[...]
A articulação entre artes cênicas, educação inclusiva e
acessibilidade cultural é algo ainda muito recente nos estudos universitários, pois as pesquisas e as experiências práticas
envolvendo as pessoas com deficiência, nas diversas dimensões
que permeiam a tríade – no ensino, na pesquisa e na extensão
–, são proposições que precisam ampliar suas atenções, estudos
e vivências a esses referidos temas. Os poucos estudos que se
delineiam nesse campo de investigação propiciam provocações
cênicas de artistas e pesquisadores com deficiência, colocando-
-nos diante do que poderíamos chamar de “antilições” – proposições pedagógicas e artísticas que nos convidam à (re)invenção
das formas como concebemos as práticas educacionais correntes no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, levando em
conta a perspectiva da acessibilidade cultural.
Coleções
- Livro (CAL) [19]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: