dc.contributor.advisor | MORAES, CLÁUDIA HERTE DE | |
dc.creator | ROCHA, GRAZIELA MACHADO | |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T13:23:18Z | |
dc.date.available | 2023-08-01T13:23:18Z | |
dc.date.issued | 2023-07-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, G.M. A Rádio Informativa na escola como prática de educomunicação. 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)- Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29818 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Jornalismo, RS, 2023. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educomunicação – Rádio escola – Meio ambiente | por |
dc.title | A Rádio Informativa na escola como prática de educomunicação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Frederico Westphalen, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Jornalismo bacharelado | por |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda como tema principal a Educomunicação, a mediação educomunicativa e o processo de reflexão sobre problemas de cunho ambiental. Apresenta uma pesquisa-ação na escola escolhida para o estudo, que previamente já tinha um projeto de rádio escolar, porém apenas voltado para avisos escolares e programa musical. A proposta foi oportunizar aos alunos que compartilhassem necessidades da comunidade para melhorias na qualidade de vida e sustentabilidade, bem como soluções de problemas de saúde e ambiente. A partir desse contexto real enfrentado pelos estudantes e familiares, busca responder a seguinte questão: como a prática educomunicativa em rádio informativa escolar contribui para a sensibilização ambiental. Com base em estudos sobre educação ambiental, Educomunicação e rádio escolar, realizam-se atividades de campo que alinham práticas educomunicativas com a temática ambiental. Conclui-se que o trabalho promove a prática de rádio e contribui para o desenvolvimento dos jovens quanto à conscientização ambiental. (Abstract e/ou Resumem, se houver) | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |