dc.contributor.advisor | Martins, Vera Sirlei | |
dc.creator | Batista, Larissa Alves | |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T14:37:59Z | |
dc.date.available | 2023-08-01T14:37:59Z | |
dc.date.issued | 2023-01-27 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | BATISTA, L. A “No caminho da luz todo mundo é preto”: O Gerenciamento Estratégico
da Comunicação de Crise e a persistência do Racismo Institucional. 2023. 75 p. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria,
Frederico Westphalen, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29824 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Santa Maria,
Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão estratégica da comunicação de crise | por |
dc.subject | Racismo institucional | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Carrefour | por |
dc.subject | Matriz de dominação | por |
dc.title | “No caminho da luz todo mundo é preto: o gerenciamento estratégico da comunicação de crise e a persistência do racismo institucional | por |
dc.title.alternative | “On the path of light, everyone is black”: strategic communication management of crisis and the persistence of the institutional racism | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Frederico Westphalen, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Jornalismo Bacharelado | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema o racismo institucional dentro de empresas privadas, para isso, a
pesquisa aprofunda-se na maneira como a multinacional francesa, Carrefour, conduziu o
gerenciamento de crise após o assassinato de João Alberto em 19 de novembro de 2020. A pergunta
que nos guiou propõe entender em que medida as estratégias de comunicação em cenários de crise
podem contribuir para a persistência do racismo institucional. Para cumprir-se elaboraram os seguintes
objetivos: a) Mapear casos que envolvem racismo institucional e os conteúdos veiculados na mídia; b)
Fazer uma revisão bibliográfica para compreender a definição teórica de protocolos de crise; c)
Compreender a diferenciação de racismo estrutural e racismo institucional; d) Compreender a
construção do discurso organizacional em torno das medidas no caso João Alberto; e) Identificar e
analisar a relação entre o caso observado e o conceito de Matriz de Dominação. A delimitação do
corpus para coleta ocorreu em conteúdos veiculados pela empresa em suas redes sociais e materiais
divulgados pela imprensa. No primeiro momento, realizou-se uma revisão bibliográfica dentro das
temáticas relacionadas a comunicação de crise e racismo, abordando os conceitos de Matriz de
Dominação e Imagens de Controle (COLLINS, 2019), além de uma pesquisa documental para reunir
os materiais sobre a condução do caso. Para analisar o corpus, utilizamos o giro hermenêutico da
suspeita, criado por Fiorenza (2009), analisando os textos e as ações à procura de entender se houve
reproduções da estrutura de dominação racial. Dessa maneira, a pesquisa nos apresentou como
resultado que inicialmente a comunicação da empresa optou por um discurso que focava em questões
jurídicas e que somente a partir da mobilização social, medidas antirracistas foram introduzidas na
gestão estratégica de comunicação de crise. Sendo assim, a análise nos demonstrou que a
comunicação é ferramenta do racismo institucional quando é conduzida somente para resguardo da
reputação das empresas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |