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dc.contributor.advisorLanzanova, Thompson Diórdinis Metzka Lanzanova
dc.creatorPivetta, Marcos Vinícius Penna
dc.date.accessioned2023-08-02T14:30:17Z
dc.date.available2023-08-02T14:30:17Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023-07-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29829
dc.description.abstractAlternative fuels drive research in internal combustion engines to reduce carbon emissions and environmental impact caused by the mobility sector. With this aim, this study investigates the lean operation limits of a single-cylinder internal combustion engine for spark ignition research, using hydrogen as the fuel. The tests were conducted on a dynamometer bench at the Engine Laboratory of the Federal University of Santa Maria, with an engine speed of 1800 rpm under a condition of 2.5 bar indicated mean effective pressure. The influence of the air-fuel ratio on engine operation was investigated, starting from a fully open throttle condition with sufficient fuel injection to maintain the operating load. Four different air-fuel ratios were tested by varying the intake pressure through throttle valve closure to achieve richer air-fuel ratios. The established ratios were 1, 2, 3, and 4, corresponding to intake pressure values of 55, 70, 85, and 100.5 kPa. For each ratio, an ignition timing sweep was performed to find the maximum indicated efficiency ignition advance. It was possible to operate the engine under high air dilution conditions, with a maximum air-fuel ratio (lambda) of 4, approaching the stoichiometric limit. The enrichment of the mixture resulted in a reduction in combustion duration. However, load control through throttling directly impacted the operating efficiency.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthydrogeneng
dc.subjectspark ignitioneng
dc.subjectair-fuel ratioeng
dc.subjectexcess air ratioeng
dc.subjectinternal combustion engineeng
dc.subjecthidrogêniopor
dc.subjectmotor de combustão internapor
dc.subjectignição por centelhapor
dc.subjectrazão ar/combustível de excesso de arpor
dc.titleInvestigação dos efeitos da razão ar-combustível na performance de um motor de ignição por centelha operando em carga parcial com hidrogêniopor
dc.title.alternativeInvestigation of the efects of the air-fuel ratio on the pefromance of a spark ignition engine operating at partial load with hydrogeneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoOs combustíveis alternativos impulsionam pesquisas em motores de combustão interna para redução de emissões de carbono e impacto ambiental causado pelo setor da mobilidade. Com este intuito, este trabalho investiga condições limites de operação pobre de um motor de combustão interna monocilíndrico de pesquisas de ignição por centelha modelo Ricardo Protheus utilizando hidrogênio como combustível. Os testes foram realizados em bancada dinamométrica do Laboratório de Motores da Universidade Federal de Santa Maria, com rotação de 1800 rpm em condição de carga de 2,5 bar de pressão média efetiva indicada. Investigou-se a influência da razão ar-combustível na operação do motor começando em condição de borboleta totalmente aberta com injeção de combustível suficiente para manutenção da carga de operação. Testou-se quatro diferentes razões ar-combustível variando a pressão de admissão através do fechamento da válvula borboleta para o alcance de razões arcombustíveis mais ricas. Sendo as razões estabelecidas em 1, 2, 3, 4 que para cada razão foi encontrado os valores pressão corresponde 55, 70, 85 e 100,5 kPa. Para cada uma das razões foi realizada varredura de avanço de ignição para buscar o avanço de ignição de máxima eficiência indicada. Foi possível operar o motor em condição de alta diluição por ar, com razão de excesso de ar (lambda) máxima de 4, até o limite próximo ao estequiométrico. O enriquecimento da mistura gerou redução da duração de combustão. Porém, o controle de carga através de estrangulamento impactou diretamente a eficiência de operação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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