dc.contributor.other | Pavão, Ana Cláudia Oliveira | |
dc.contributor.other | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.other | Reis, Susana Cristina dos | |
dc.creator | Pavão, Ana Cláudia Oliveira | |
dc.creator | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Reis, Susana Cristina dos | |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T15:11:40Z | |
dc.date.available | 2023-08-09T15:11:40Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Tecnologias educacionais em rede [recurso eletrônico] : produtos e práticas inovadoras / Ana Cláudia Oliveira Pavão, Giliane Bernardi, Susana Cristina dos Reis (organizadoras). – Santa Maria, RS : FACOS-UFSM, 2023. 1 e-book (v. 3) : il. | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-5773-057-7 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29888 | |
dc.description | Tecnologias educacionais em rede [recurso eletrônico] : produtos e práticas inovadoras / Ana Cláudia Oliveira Pavão, Giliane Bernardi, Susana Cristina dos Reis (organizadoras). – Santa Maria, RS : FACOS-UFSM, 2023. 1 e-book (v. 3) : il. | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | tecnologias educacionais | por |
dc.title | Tecnologias Educacionais em Rede: Produtos e Práticas Inovadoras (v.3) | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. Volume 3" tem por objetivo divulgar os resultados das pesquisas realizadas pelos egressos do PPGTER, referente ao período de 2020 a 2021, com vistas a apresentar produtos tecnológicos e práticas inovadoras resultantes das investigações propostas nas dissertações do programa. Três artigos abordam a temática games, gamificação e ensino de programação em práticas de ensino; três discutem a integração de TIC no fazer pedagógico docente; quatro exploram o processo de produção de materiais didáticos digitais e de recursos educacionais abertos, sendo um deles sobre a necessidade de customizar plataformas para produção de materiais didáticos dinâmicos e interativos. Um artigo destaca o papel fundamental de um trabalho colaborativo e de compartilhamento entre bibliotecas, para fomentar o acesso a materiais acessíveis entre instituições. E, por fim, dois estudos reforçam sobre a necessidade de considerar a acessibilidade e a inclusão, quando se discute sobre o uso de tecnologias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |