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dc.contributor.advisorHausen, Roberto Begnis
dc.creatorPoche, Pedro Cauduro
dc.date.accessioned2023-08-11T15:03:29Z
dc.date.available2023-08-11T15:03:29Z
dc.date.issued2023-07-28
dc.date.submitted2023-07-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29903
dc.description.abstractAiming to create a product to be used by Formula and Baja SAE competition teams, we saw the opportunity to design an equipment capable of obtaining data and simulate the real braking of the vehicle without putting people and the prototype at risk, helping the team's knowledge for competitions. This equipment is based on an inertial dynamometer, focusing on tests using the same parameters as the real braking of a vehicle and comparing the performance of the braking system, being able to alternate system components, such as pads, discs, and lever pedal ratio. The calculations were performed considering the forces applied to one of the front wheels, having this information, flywheel, electric motor, axle and pulleys were dimensioned, and a simulation of the working axle was also performed. A 3D digital version was created and a prototype with the basic functions of the bench was developed in real size and an analysis of failure modes and their effects was performed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrake test bencheng
dc.subjectFormula SAEpor
dc.subjectBrakeseng
dc.subjectBancada de teste de freiospor
dc.subjectFreiospor
dc.titleDesenvolvimento de uma bancada de testes de freios com torque de frenagem de até 400Nmpor
dc.title.alternativeDevelopment of a brake test bench with brake torque up to 400Nmeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoCom o objetivo de criar um produto para ser utilizado por equipes de competição SAE do tipo Fórmula e Baja, viu-se a oportunidade de projetar um equipamento capaz de obter dados e simular a frenagem real do veículo sem colocar em risco as pessoas e o protótipo, auxiliando no conhecimento da equipe para as competições. Este equipamento baseia-se em um dinamômetro inercial, tendo foco em testes utilizando os mesmos parâmetros da frenagem real de um veículo e comparar o desempenho do sistema de freios podendo alternar componentes do sistema, tais como, pastilhas, discos e relação do pedal de alavanca. Os cálculos foram realizados considerando as forças aplicadas em uma das rodas dianteiras, tendo essa informação, foram dimensionados volante de inércia, motor elétrico, eixo e polias, sendo também realizada uma simulação do eixo de trabalho. Criada uma versão digital em 3D e desenvolvido um protótipo com as funções básicas da bancada em tamanho real e realizando uma análise de modos de falha e seus efeitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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