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dc.contributor.advisorSpecht, Luciano Pivoto
dc.creatorTrevisan, Eduardo Viera
dc.date.accessioned2023-08-15T16:26:24Z
dc.date.available2023-08-15T16:26:24Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29925
dc.description.abstractRoad transport is the main mans of transportation used in Brazil. The vehicles used in this type of transportation generate an extensive effort to which the pavement is subjected, leading to surface defects that are noticeable to the naked eye, in the traditional method called topographic profiling. The implementation of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) technology, popularly called drones, has proven to be a useful technology that provides comfort, agility and safety to operators in a form of remote measurement. This work aims to analyze and compare the results obtained by traditional and UAV methods for measuring asphalt pavement defects, from the perspective of three Standards: DNIT 006/2003 - PRO, DNIT 007/2003 - PRO and DNIT 433/2021 - PRO, which are procedures used in Brazil for measurement. An approach is made to the functioning of the pavement, characterizing defects and the three Standards, whose application for DNIT 007/2003 and 433/2021 is restricted to the scope of cracks and with different methods of approach. After the survey by both methods, it is concluded that the UAV reaches an average of 80% of the visualization of defects inventoried by walking, preventing the capture of pathologies with depth, such as sinkholes. In addition, DNIT 433/2021 presents higher cracking in all its applications, not linearly related to DNIT 007/2003.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectavaliação superficialpor
dc.subjectcaminhamentopor
dc.subjectVeículo Aéreo Não Tripulado (VANT)por
dc.subjectárea trincadapor
dc.subjectDNIT 007/2003 – PROpor
dc.subjectDNIT 433/2021 – PROpor
dc.subjectsurface assessmenteng
dc.subjecttopographic profilingeng
dc.subjectUnmanned Aerial Vehicle (UAV)eng
dc.subjectcracked areaeng
dc.titleAvaliação de defeitos pela medição local e por veículo aéreo não tripulado (VANT)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO modal rodoviário é o principal transporte utilizado no Brasil. Os veículos desse tipo de transporte geram um extenso esforço ao qual é submetido o pavimento, levando a defeitos superficiais que são perceptíveis a olho nu, no método tradicional chamado de caminhamento. A implementação da tecnologia de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), chamados popularmente por drones, se mostraram uma tecnologia útil que confere conforto, agilidade e segurança aos operadores em uma forma de medição remota. Este trabalho visa analisar e comparar os resultados obtidos pelos métodos tradicional e por VANT para a medição de defeitos do pavimento asfáltico, pela ótica de três Normas: DNIT 006/2003 - PRO, DNIT 007/2003 - PRO e DNIT 433/2021 - PRO, que são procedimentos utilizados no Brasil para medição. É feita uma abordagem do funcionamento do pavimento, caracterização dos defeitos e das Normas, cuja aplicação para DNIT 007/2003 e 433/2021 se restringe no âmbito de trincas e com diferentes métodos de abordagem. Após o levantamento por ambos os métodos, conclui-se que o VANT chega a uma média de 80% da visualização de defeitos inventariados pelo caminhamento, vedando-se a captação de patologias com profundidade, como afundamentos. Ademais, a DNIT 433/2021 apresenta trincamento superior em todas as suas aplicações, não relacionando-se linearmente com a DNIT 007/2003.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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