Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRuiz Padillo, Alejandro
dc.creatorRhoden, Paula Sandri
dc.date.accessioned2023-08-15T16:26:40Z
dc.date.available2023-08-15T16:26:40Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29927
dc.description.abstractWalking is present in the routine of the entire population, to a greater or lesser extent, being the most natural and ancient form of displacement. Even with so much importance, it has been losing space for the car over the last decades, proof of this is that cities are being interactive with a focus on the car and no longer on people, causing urban spaces that would be for leisure, coexistence, end up giving way space for parking, impairing walkability, which is the ease with which walking is carried out. Engineering plays a key role in promoting walkability, promoting adequate infrastructure and a pleasant built environment. In this sense, it is extremely important to know and evaluate the attributes that make a place more or less walkable, in order to focus efforts and resources on actions that will have a positive impact on walkability. Therefore, the objective of this work is to analyze the walkability of the urban stretch that comprises the streets Avenida Rio Branco, Avenida Fernando Ferrari and Rua Acampamento, located in the urban perimeter of Santa Maria/RS. For this, eight attributes were measured: Connectivity, Topography, Sidewalk surface, Number of arrests, Number of shops and services, Attractiveness, Risk of accidents and Sidewalk width. Afterwards, the weights of each attribute are defined, in order to carry out a weighted sum in order to obtain the indices by side of each block, by block and finally by each of the four stretches. With the results, it was possible to propose an engineering measure that can make the stretches more attractive for walking.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectcaminhabilidadepor
dc.subjectsustentabilidadepor
dc.subjectambiente construídopor
dc.subjectwalkabilityeng
dc.subjectsustainabilityeng
dc.subjectbuilt environmenteng
dc.titleAvaliação da caminhabilidade no eixo viário Rio Branco - Acampamento - Fernando Ferrari na cidade de Santa Maria-RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoA caminhada está presente na rotina de toda a população, em maior ou menor grau, sendo a forma mais natural e antiga de deslocamento. Mesmo com tanta importância, vem perdendo espaço para o carro ao longo das últimas décadas, fazendo com que espaços urbanos que seriam de lazer, convivência, acabem cedendo lugar para estacionamentos, prejudicando a caminhabilidade, que é a facilidade com que a caminhada é desempenhada. A engenharia tem papel fundamental para fomentar a caminhabilidade, promovendo uma infraestrutura adequada e um ambiente construído agradável. Nesse sentido, é de suma importância conhecer e avaliar os atributos que tornam um local mais ou menos caminhável, para então focar esforços e recursos em ações que terão impacto positivo para a caminhabilidade. Sendo assim o objetivo desse trabalho é analisar a caminhabilidade do trecho urbano que compreende as ruas Avenida Rio Branco, a Avenida Fernando Ferrari e rua Acampamento, situadas no perímetro urbano de Santa Maria/RS. Para isso, foram medidos oito atributos: Conectividade, Topografia, Superfície da calçada, Número de policiais, Número de comércios e serviços, Atratividade, Riscos de acidentes e Largura da calçada. Após, definiu-se os pesos de cada atributo, para na sequência realizar uma soma ponderada com a finalidade de obter os índices por lado de cada quadra, por quadra e finalmente por cada um dos quatro trechos. Com os resultados, foi possível propor medida de engenharia que podem tornar os trechos mais atrativos para a caminhada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto