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dc.contributor.advisorSantos Neto, Almir Barros da Silva
dc.creatorWerner, Eduardo Steffler
dc.date.accessioned2023-08-15T16:27:21Z
dc.date.available2023-08-15T16:27:21Z
dc.date.issued2023-07-25
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29932
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectconcreto protendidopor
dc.subjectalvenaria estruturalpor
dc.subjectfaseamento construtivopor
dc.subjectlaje de transiçãopor
dc.subjectprestressed concreteeng
dc.subjectstructural masonryeng
dc.subjectstaged constructioneng
dc.subjecttransition slabeng
dc.titleAnálise comparativa dos momentos fletores do estado de limite último de uma laje de transição protendida analisada com e sem a consideração do faseamento construtivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo comparativo dos momentos fletores de uma laje de transição em concreto protendido, ao ser avaliada através de um modelo simplificado que considerou apenas as cargas lançadas linearmente sobre a laje, avaliada através de um modelo com pórtico integrado, considerando ou não o faseamento construtivo junto da protensão em etapas. O estudo se deu sobre o projeto real de um edifício multifamiliar, com nove pavimentos em alvenaria estrutural, cujos carregamentos foram distribuídos sobre uma laje de transição de concreto protendido. Foram comparados os resultados obtidos através do AltoQi Eberick, no qual foi feito o lançamento de cargas de alvenaria linearizadas sobre o projeto da laje protendida, com os resultados obtidos através de um novo modelo desenvolvido através do software SAP2000 v18, do qual foram extraídos resultados considerando e não considerando o faseamento construtivo e a protensão em etapas. Tanto a alvenaria quanto as lajes da edificação foram modeladas como elementos de casca. Foram avaliados os resultados e as diferenças dos momentos fletores em diversos pontos da laje protendida, para as três metodologias apresentadas. Essa análise permitiu concluir que a consideração do faseamento construtivo é muito importante para a configuração da edificação utilizada, chegando a alterar os momentos fletores da laje da ordem de 70%, e, em casos pontuais, mais de 100%. Além disso, concluiu-se que a simplificação adotada com a linearização das cargas não foi satisfatória, em especial por não considerar as cargas de vento, a migração das cargas e o faseamento construtivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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