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dc.contributor.advisorFélix, Carlos josé Antônio Kümmel
dc.creatorNeves, Isaque dos Reis
dc.date.accessioned2023-08-15T16:27:42Z
dc.date.available2023-08-15T16:27:42Z
dc.date.issued2023-08-02
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29935
dc.description.abstractThe distribution of goods in the urban centers tends to grow as these centers are being developed. However, urban streets do not always provide adequate infrastructure to the increasing freight transport transit. In order to adequately perform the loading and unloading operations of their products in a way that does not cause harm to the urban traffic, these vehicles need parking spots designed specifically for this purpose. The lack of these parking spots in the center of medium and large sized cities is considered a significant Urban Mobility issue in Brazil. In this sense, the present research aims to analyze the parking spot disposition assigned to loading and unloading operations in a specific area in the central region of Santa Maria, a medium-sized city located in the countryside of Rio Grande do Sul state. Such analysis aims to verify whether or not the current parking spot disposition is sufficient to supply the parking demand of freight transport vehicles. To this end, it was conducted a review of Santa Maria’s Urban Mobility Master Plan, an in loco survey seeking to gather characteristic data from this disposition, a questionnaire application to storekeeper and driver professionals, and the creation of geolocation maps using QGIS software to analyze the loading and unloading parking spots through the application of 50, 75 and 100 meter buffers. From the gathered data, it was developed a new loading and unloading parking spot distribution proposal for the studied area that suggests the implementation of 22 additional spaces reserved for the operation. The results show that it is indeed possible for the proposal to improve the current parking spot supply cenario through its implementation. Furthermore, the data gathering proceedings and the proposal have provided crucial information for a deeper understanding of the city’s urban logistics cenario and for the ascertainment of issues and challenges related to this reality. It is recommended that both the mobility issues identified through the research and the feasibility of the suggested loading and unloading parking spots should be considered for further analysis by professionals in charge of Santa Maria’s Urban Mobility planningeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecttransporte urbano de cargaspor
dc.subjectvagas de carga e descargapor
dc.subjectraios de influênciapor
dc.subjectmobilidade urbanapor
dc.subjecturban freight transporteng
dc.subjectloading and unloading parking spotseng
dc.subjectbufferseng
dc.subjecturban mobilityeng
dc.titleAnálise da oferta de vagas destinadas à operação de carga e descarga de mercadorias: Um estudo de caso na área central de Santa Maria-RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoA distribuição de mercadorias nos centros urbanos tende a crescer à medida que estes se desenvolvem. Entretanto, nem sempre as vias urbanas fornecem uma infraestrutura adequada ao aumento da circulação de veículos de transporte de cargas. Para a realização adequada das operações de carga e descarga de seus produtos de forma a não causar maiores complicações no tráfego urbano, esses veículos necessitam de vagas destinadas especificamente a essa atividade. A falta de oferta de vagas destinadas a esse propósito nos centros das cidades de médio e grande porte é considerada um problema significativo de Mobilidade Urbana no Brasil. Diante disso, o presente trabalho busca analisar a distribuição de vagas destinadas à operação de carga e descarga em uma área específica, na região central da cidade de Santa Maria, cidade de médio porte localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Tal análise busca averiguar se a disposição atual dessas vagas é suficiente para atender às demandas de estacionamento dos veículos transportadores de carga. Para tal, foram realizados uma revisão do Plano Diretor de Mobilidade Urbana do município, levantamentos in loco visando obter dados característicos dessa distribuição, aplicação de questionários a profissionais lojistas e transportadores, e criação de mapas de geolocalização com o auxílio do software QGIS, para análise da distribuição de vagas de carga e descarga por meio da aplicação de raios de influência de 50, 75 e 100 metros. A partir dos dados obtidos, foi elaborada uma proposta de nova distribuição das vagas de carga e descarga para a área de estudo, que sugere a implantação de 22 espaços adicionais reservados para a operação. Os resultados demonstraram que, de fato, é possível haver melhorias com a implementação da proposta frente ao cenário atual de oferta de vagas. Além disso, os procedimentos de obtenção de dados e a proposta forneceram informações essenciais para uma compreensão mais profunda do cenário de logística urbana da cidade e à constatação de problemas e desafios relacionados à essa realidade. Recomenda-se que esses problemas de mobilidade identificados durante a pesquisa e a viabilidade de implantação das vagas de carga e descarga sugeridas sejam considerados para posterior análise dos profissionais encarregados dos planejamentos de Mobilidade Urbana do município de Santa Maria/RS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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