Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPons, Mônica Elisa Dias
dc.creatorFialho, Aline Britto
dc.date.accessioned2023-08-15T17:26:59Z
dc.date.available2023-08-15T17:26:59Z
dc.date.issued2023-07-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationFIALHO, A. B. O souvenir como contribuição a imagem do destino e a experiência turística no Distrito Criativo Centro-GARE, Santa Maria, RS. 2023. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Gestão de Turismo - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29936
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis research corresponds to the conclusion work of the Technology Course in Tourism Management, at the Federal University of Santa Maria and has as its main theme the souvenir as a strategy to strengthen the image of the destination and to promote the tourist experience in the Centro-Gare Creative District, from Santa Maria - RS. According to Teixeira et al. (2016, p. 261), Creative Districts are innovation habitats that foster the creative economy by revitalizing urban spaces and valuing people's creative potential, agents capable of differentiating cities from each other based on of its varied characteristics of those who reside, act and visit. The general objective of the research is to propose the strengthening of the image of the territory and its identity through the materialization of its architectural cultural heritage through the souvenir product and, as specific, to contribute to the promotion of the tourist experience; propose a set of new souvenirs with a focus on innovation and creativity, publicize the tourist destination through the souvenir as a complement to the tourist attraction image of the destination and value the built architectural cultural heritage. With a qualitative approach, the methodological procedures for obtaining the proposed objectives gathered sources and data that served as a basis for the construction of the investigation starting from a bibliographical and documental review, on-site visits, data collection, descriptive analysis, proposition of a souvenir prototype for the Centro-Gare Creative District tourist destination, for the enhancement and dissemination of the territory. With regard to the tourist experience in creative districts, a product designed to be innovative and creative enables new ways for the visitor to relate to these urban spaces based on what souvenir consumption can propose, such as: identifying the destination, knowing the territory, diversify the consumer, cultural and creative immersion and propose a connection with the place through contact with the territory, with its creative talents, with the hosts, in short, with all possible mediators of experiences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSouvenirpor
dc.subjectEconomia Criativapor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectDistrito Criativopor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectCreative economyeng
dc.subjectTourismeng
dc.subjectCreative Districteng
dc.titleO souvenir como contribuição a imagem do destino e a experiência turística no Distrito Criativo Centro-GARE, Santa Maria, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismopor
dc.description.resumoEsta pesquisa corresponde ao trabalho de conclusão do Curso de Tecnologia em Gestão em Turismo, da Universidade Federal de Santa Maria e tem como principal tema o souvenir como estratégia no fortalecimento da imagem do destino e na promoção da experiência turística no Distrito Criativo Centro-Gare, de Santa Maria - RS. Segundo Teixeira et al. (2016, p. 261), Distritos Criativos são habitats de inovação que fomentam a economia criativa a partir da revitalização de espaços urbanos e da valorização do potencial criativo das pessoas, agentes capazes de diferenciar as cidades entre si a partir de suas características variadas das que residem, atuam e visitam. A pesquisa tem como objetivo geral propor o fortalecimento da imagem do território e da sua identidade através da materialização do seu patrimônio cultural arquitetônico por meio do produto souvenir e, como específicos, contribuir para a promoção da experiência turística; propor um conjunto de novos souvenirs com foco em inovação e criatividade, divulgar o destino turístico através do souvenir como complemento a imagem de atração turística do destino e valorizar o patrimônio cultural arquitetônico edificado. Com abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos para obtenção dos objetivos propostos reuniram fontes e dados que serviram de base para a construção da investigação, partindo de uma revisão bibliográfica e documental, visitas in loco, coleta de dados, análise descritiva, proposição de um protótipo de souvenir para o destino turístico Distrito Criativo Centro-Gare, para a valorização e divulgação do território. No que tange a experiência turística em distritos criativos, um produto desenhado para ser inovador e criativo possibilita novas formas do visitante de se relacionar com estes espaços urbanos a partir do que consumo do souvenir pode propor, como: identificar o destino, conhecer o território, diversificar o consumidor, imersão cultural e criativa e propor uma ligação com o lugar através do contato com o território, com seus talentos criativos, com os anfitriões, enfim, com todos os possíveis mediadores de experiências.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto