dc.contributor.advisor | Pons, Mônica Elisa Dias | |
dc.creator | Fialho, Aline Britto | |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T17:26:59Z | |
dc.date.available | 2023-08-15T17:26:59Z | |
dc.date.issued | 2023-07-14 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | FIALHO, A. B. O souvenir como contribuição a imagem do destino e a experiência turística no Distrito Criativo Centro-GARE, Santa Maria, RS. 2023. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Gestão de Turismo - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29936 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This research corresponds to the conclusion work of the Technology Course in Tourism
Management, at the Federal University of Santa Maria and has as its main theme the souvenir
as a strategy to strengthen the image of the destination and to promote the tourist experience in
the Centro-Gare Creative District, from Santa Maria - RS. According to Teixeira et al. (2016,
p. 261), Creative Districts are innovation habitats that foster the creative economy by
revitalizing urban spaces and valuing people's creative potential, agents capable of
differentiating cities from each other based on of its varied characteristics of those who reside,
act and visit. The general objective of the research is to propose the strengthening of the image
of the territory and its identity through the materialization of its architectural cultural heritage
through the souvenir product and, as specific, to contribute to the promotion of the tourist
experience; propose a set of new souvenirs with a focus on innovation and creativity, publicize
the tourist destination through the souvenir as a complement to the tourist attraction image of
the destination and value the built architectural cultural heritage. With a qualitative approach,
the methodological procedures for obtaining the proposed objectives gathered sources and data
that served as a basis for the construction of the investigation starting from a bibliographical
and documental review, on-site visits, data collection, descriptive analysis, proposition of a
souvenir prototype for the Centro-Gare Creative District tourist destination, for the
enhancement and dissemination of the territory. With regard to the tourist experience in creative
districts, a product designed to be innovative and creative enables new ways for the visitor to
relate to these urban spaces based on what souvenir consumption can propose, such as:
identifying the destination, knowing the territory, diversify the consumer, cultural and creative
immersion and propose a connection with the place through contact with the territory, with its
creative talents, with the hosts, in short, with all possible mediators of experiences. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Souvenir | por |
dc.subject | Economia Criativa | por |
dc.subject | Turismo | por |
dc.subject | Distrito Criativo | por |
dc.subject | Design | por |
dc.subject | Creative economy | eng |
dc.subject | Tourism | eng |
dc.subject | Creative District | eng |
dc.title | O souvenir como contribuição a imagem do destino e a experiência turística no Distrito Criativo Centro-GARE, Santa Maria, RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa corresponde ao trabalho de conclusão do Curso de Tecnologia em Gestão em
Turismo, da Universidade Federal de Santa Maria e tem como principal tema o souvenir como
estratégia no fortalecimento da imagem do destino e na promoção da experiência turística no
Distrito Criativo Centro-Gare, de Santa Maria - RS. Segundo Teixeira et al. (2016, p. 261),
Distritos Criativos são habitats de inovação que fomentam a economia criativa a partir da
revitalização de espaços urbanos e da valorização do potencial criativo das pessoas, agentes
capazes de diferenciar as cidades entre si a partir de suas características variadas das que
residem, atuam e visitam. A pesquisa tem como objetivo geral propor o fortalecimento da
imagem do território e da sua identidade através da materialização do seu patrimônio cultural
arquitetônico por meio do produto souvenir e, como específicos, contribuir para a promoção da
experiência turística; propor um conjunto de novos souvenirs com foco em inovação e
criatividade, divulgar o destino turístico através do souvenir como complemento a imagem de
atração turística do destino e valorizar o patrimônio cultural arquitetônico edificado. Com
abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos para obtenção dos objetivos propostos
reuniram fontes e dados que serviram de base para a construção da investigação, partindo de
uma revisão bibliográfica e documental, visitas in loco, coleta de dados, análise descritiva,
proposição de um protótipo de souvenir para o destino turístico Distrito Criativo Centro-Gare,
para a valorização e divulgação do território. No que tange a experiência turística em distritos
criativos, um produto desenhado para ser inovador e criativo possibilita novas formas do
visitante de se relacionar com estes espaços urbanos a partir do que consumo do souvenir pode
propor, como: identificar o destino, conhecer o território, diversificar o consumidor, imersão
cultural e criativa e propor uma ligação com o lugar através do contato com o território, com
seus talentos criativos, com os anfitriões, enfim, com todos os possíveis mediadores de
experiências. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |