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dc.contributor.advisorCanha, Luciane Neves
dc.creatorSilva, Víctor Andrei Rosa da
dc.date.accessioned2023-08-17T17:13:46Z
dc.date.available2023-08-17T17:13:46Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29967
dc.description.abstractThe comparative performance analysis project between a hybrid-electric system of aeronautical propulsion and a conventional system applied to a regional aircraft is the objective of this work. It contains the motivations, given the global context of aviation; a succinct explanation of the concepts of aeronautical hybrid propulsion, as well as its state of the art in the market; a presentation of aeronautical hybridization topologies and the parts of their systems; and finally, the main proposal that consists in the development of a comparative analysis of the use of hybrid-electric propulsion in relation to a conventional aeronautical propulsion system. The comparative results are defined through an estimate of a mission performance of the regional commercial aircraft ATR-72-600, modeled and simulated in the open source software SUAVE in python language. The main expected result of this work is the conclusion about the technical feasibility (advantages and disadvantages) of the application of this hybridization technology for this aircraft based on specific fuel consumption and specific range; and the maturation of knowledge in hybrid systems for further optimization analysis of the hybridization level in the aircraft.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHibridizaçãopor
dc.subjecteletrificaçãopor
dc.subjectmotor elétricopor
dc.subjectturboélicepor
dc.subjectaviação comerciapor
dc.subjectHybridizationeng
dc.subjectelectrificationeng
dc.subjectelectric motoreng
dc.subjectturbopropeng
dc.subjectcommercial aviationeng
dc.titleAnálise de performance comparativa entre as propulsões híbrido-elétrica e convencional aplicada a uma aeronave regional utilizando a plataforma suavepor
dc.title.alternativeComparative performance analysis between hybrid-electric and conventional propulsions applied to a regional aircraft using suave platformeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO projeto de análise de performance comparativa entre um sistema híbrido-elétrico de propulsão aeronáutica e um sistema convencional aplicados a uma aeronave regional é o objetivo deste trabalho. Nele estão contidas as motivações, dado o contexto global da aviação; uma explicação sucinta sobre os conceitos de propulsão híbrida aeronáutica, bem como seu estado da arte no mercado; uma apresentação das topologias de hibridização aeronáutica e as partes de seus sistemas; e finalmente a proposta principal que consiste no desenvolvimento de uma análise comparativa do uso da propulsão híbrido-elétrica em relação a um sistema convencional de propulsão aeronáutica. Os resultados comparativos definem-se através de uma estimativa de performance de uma missão da aeronave comercial regional ATR-72-600, modelada e simulada no software de código aberto SUAVE em linguagem python. O principal resultado esperado deste trabalho é a conclusão sobre a viabilidade técnica (vantagens e desvantagens) da aplicação desta tecnologia de hibridização para esta aeronave com base em métricas comparativas de consumo específico de combustível e alcance específico; e a maturação do conhecimento em sistemas híbridos para posteriores análises de otimização do nível de hibridização na aeronave.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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